Deputada alerta para combate ao assédio moral e sexual no trabalho

30/05/2023 - 11:28 Por: Por: Christiane Mesquita  

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) abordou nesta manhã (2), na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a importância do combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. “Falo hoje sobre a importância a de debatermos um assunto que ainda afeta muitos trabalhadores e trabalhadoras. Hoje é dia 2 de maio, em que comemoramos, debatemos e discutimos, o dia Estadual de combate a todo e qualquer tipo de assédio moral e sexual contra as mulheres no ambiente do trabalho”, explicou.  

“Somente neste ano foram vários os casos de assédio. Nestes primeiros meses de 2023, segundo o Ministério Público do Trabalho [MPT], foram instaurados 39 processos de assédio moral e outros quatro de assédio sexual instauradado. E as notícias envolvendo situações deste tipo são frequentes”, relatou a 3ª vice-presidente da Casa de Leis, deputada Mara Caseiro.

A deputada destacou lei de sua autoria. “Com o objetivo de combater essa situação é que eu apresentei o projeto, que hoje a Lei Estadual 5.699/2021 promove esse debate. Pensando em mudar a situação, iremos realizar hoje, às 14h, um evento muito importante de resgate da autoestima e valorização das mulheres.: A palestra 'Acredite em Você! Livre-se do Assédio', pois quanto mais a gente fala, mais iremos combater esse tipo de crime e encorajar quem precisa a buscar ajuda, a denunciar e tentar sair deste ciclo de violência tamanha que sofrem no ambiente de trabalho”, concluiu Mara Caseiro. Saiba mais clicando aqui

A deputada Gleice Jane (PT) apoia a pauta em defesa das mulheres contra o assédio no ambiente de trabalho. “Eu gostaria de reforçar a necessidade desta pauta colocada hoje. É uma realidade em nosso País e em nosso Estado o assédio contra as mulheres no espaço de trabalho. E para essas mulheres em situação de assédio no trabalho, é muito difícil se livrar de forma individual. Parabenizo a deputada Mara Caseiro por essa iniciativa; a importância da gente contar a história das mulheres no processo educacional. É por meio da gente informar e construir essa força em torno das mulheres que vamos conseguir combater o assédio. Essa pauta tem meu apoio”, declarou. 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.