Cirurgião-dentista e perito odontolegista devem ser contemplados em concurso, diz deputada

Imagem:
30/05/2023 - 13:36 Por: TAVANE FERRARESI   Foto: Victor Chileno

 

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) solicitou ao governo estadual, a inclusão de vagas para o cargo de cirurgião-dentista, no edital do concurso público de Provas e Títulos para provimento de cargos da carreira de gestão de Serviços Hospitalares, do quadro de pessoal da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (FUNSAU).  Ela também pediu a promoção de concurso para o cargo de perito odontolegista na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

“É fundamental a integração do cirurgião-dentista dentro das Unidades Hospitalares e nas Unidades de Terapia Intensiva para adoção de medidas preventivas bucais e para melhoria do quadro clínico dos pacientes internados”, disse a deputada ao atender indicação do Conselho Regional de Odontologia.

Quanto à promoção de concurso público para provimento dos cargos de Perito Odontolegista, a deputada ressaltou que a criação do cargo ocorreu em 2002, mas que até o momento, nunca foi contemplado pelos certames da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. “Este fato impacta na desestruturação do IMOL que fica privado deste profissional, tão importante para a identificação de agressores em processos criminais e vítimas mortais nos casos de catástrofes e conflitos”, afirmou ela.

Formada em odontologia, Mara Caseiro destacou a importância do cirurgião dentista e do perito odontolegista. “São profissionais de extrema relevância na nossa sociedade. Um por sua contribuição à saúde do cidadão e o outro, por seu trabalho na identificação humana em casos relacionados à perícia odontológica”, afirmou.

Os pedidos apresentados na sessão de hoje (30), foram encaminhados ao governador Eduardo Riedel e os secretários estaduais de Saúde, Maurício Simões e de Administração, Ana Carolina Araújo Nardes.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.