Mara Caseiro solicita parques infantis e academias ao ar livre nas aldeias indígenas de MS

Imagem:
30/05/2023 - 16:02 Por: TAVANE FERRARESI   Foto: Victor Chileno

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) solicitou a implantação de academias ao ar livre e parques infantis em todas as aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul. A indicação foi encaminhada aos secretários estaduais de Educação, Hélio Daher, de Infraestrutura, Hélio Peluffo e ao diretor-presidente da FUNDESPORTE (Fundação de Esporte e Lazer), Herculano Borges.

Segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), a população indígena soma 80.459 habitantes, presentes em 29 municípios e representados por 08 etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató. “Sabemos que nossa sociedade é composta por muitos indígenas, o que atrai a necessidade do Estado prover-lhes, dentre outros, o bem-estar social”, afirmou a deputada.

Sabendo dos inúmeros benefícios da prática de atividades física, bem como da adoção de um estilo de vida mais saudável, a deputada tem muitos recursos e pedidos referentes à instalação de academias ao ar livre e parques infantis nos mais diversos municípios.

“É evidente que os benefícios desta infraestrutura devem ser estendidos às comunidades indígenas de nosso Estado. Além de estrutura para prática de atividade física, as aldeias devem ter mobiliário para recreação infantil, o que estimulará a adoção de hábitos mais saudáveis, a sociabilidade entre elas e o melhor desenvolvimento de suas habilidades cotidianas”, afirmou.

Ainda segundo Mara Caseiro, o estudo e posterior implantação das academias ao ar livre e parques infantis nas aldeias indígenas, ajudará a incentivar uma “cultura de paz e sociabilidade”. “É evidente que se o expediente for atendido haverá benefício para toda coletividade”, declarou.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.