Gerson defende política de desenvolvimento para a região Norte

Imagem: Presidente  da ALEMS,Gerson Claro, em entrevista
Presidente da ALEMS,Gerson Claro, em entrevista
03/06/2023 - 07:50 Por: Flavio Paes   Foto: Carlos Godoy

0 presidente da Assembleia Legislativa ,deputado Gerson Claro, é favorável que haja um esforço conjunto das lideranças políticas do Estado  e dos diferentes segmentos sociais na construção de políticas de desenvolvimento da região Norte  que gerem emprego e renda , mas também sejam  ecologicamente  sustentáveis. Gerson esteve neste final de semana em Coxim e Sonora , onde se reuniu com os prefeitos e lideranças dos municípios .

  " Mato Grosso Sul passa por um ciclo virtuoso de desenvolvimento ,que precisa chegar a esta parte do Estado que tem Coxim como polo .São mais de R$ 60 bilhões de investimentos contratados para diferentes regiões do Estado .  A Costa Leste se consolida como um polo de celulose . A suinocultura está chegando à Sidrolândia, o que vai agregar valor à produção de milho. Dourados, já produz álcool a partir do milho.  A partir da definição das atividades econômicas que aqui poderão ser exploradas, o Estado precisa cumprir seu papel de indutor do desenvolvimento" ,  exemplifica  o deputado. Em  Coxim,  Gerson  se  reuniu com o prefeito  Edilson Magro e várias lideranças da cidade.

" A Assembleia Legislativa e o Governo do Estado estão empenhados em criar condições para  reabertura do frigorífico da cidade que vai gerar 200 empregos diretos. Se for instalada uma sala de desossa e a planta foi habilitada para exportação , o número de trabalhadores dobra ", destaca o deputado.

O presidente da Assembleia  participou das festividades alusivas aos 35 anos de emancipação de Sonora,  comemorados neste sábado .

 Uma das questões que na opinião do  presidente da ALEMS são centrais para a estrutura logística do Norte é a licitação para a escolha da empresa que vai assumir a concessão da BR-163. " O formato adotado pela ANTT é claramente danoso aos interesses do Estado, com a divisão da rodovia em dois lotes : o Pantanal , de  Campo Grande/Sonora e o Tuiuiú entre Campo Grande/Mundo Novo/Nova Alvorada do Sul/Bataguassu, com a incorporação da BR-163.  "Pelo edital , a  concessionária só  terá de duplicar 67 dos 379,6 quilômetros, com cobrança de pedágio a cada 100 km .Em 8 anos , a atual concessionária só duplicou 150 dos 854 km da rodovia  .

O deputado destaca como importantes para a região duas obras em andamento. Uma delas é a implantação da MS-214 que ligará Coxim ao Pantanal Paiaguás. É um projeto  de  R$ 238 milhões que vai  criar uma nova conexão de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, pelos municípios de Corumbá e Poconé (MT)..

Também estratégica é a pavimentação da BR-419  ligação da   BR-163 com a  BR-262, em Aquidauana, abrindo um caminho de passagem para o Corredor Bioceânico, que começará em Porto Murtinho e encurtará o caminho das exportações para a Ásia . 

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.