Estudantes de Batayporã visitam o Parlamento e se preparam para eleições mirins

Imagem: Deputada Mara Caseiro recebeu os estudantes no saguão principal
Deputada Mara Caseiro recebeu os estudantes no saguão principal
07/06/2023 - 12:10 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

Estudantes de oito a 14 anos das Redes Municipal e Estadual da cidade de Batayporã visitaram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), na manhã desta quarta-feira (7), para conhecer o trabalho dos 24 deputados estaduais. Presentes à sessão plenária, o presidente Gerson Claro (PP) deu as boas-vindas.


Alunos conheceram o Parlamento. Foto: Wagner Guimarães

“Ver crianças debatendo e aprendendo a pensar, seja para a esquerda, direito ou centro, é o que importa: refletir, pensar e ter suas próprias opiniões. Conhecer a política”, disse o presidente, agradecendo a presença de todos. A deputada Mara Caseiro (PSDB) reforçou o agradecimento. “São alunos de várias escolas que nos visitam e que estão se preparando para concorrer ao cargo de vereador e vereadora  mirim, em um projeto da cidade. Olha a importância desse projeto e dessa visita. Aqui temos na Escola do Legislativo [Ramez Tebet] o Projeto Parlamento Jovem, que vamos retomar também, com deputados estudantes”, relembrou a deputada, que é presidente da Escola do Legislativo da ALEMS. O projeto foi pausado durante a pandemia – saiba mais aqui.

Acompanhando os estudantes, o prefeito de Batayporã, Germino da Roz Silva (PSDB), explicou sobre a intenção da criação de vereadores mirins. “O projeto nasceu com intuito de instituir a primeira Câmara Mirim, com a missão de mostrar a política dentro da escola, para que as crianças possam entender como a política pode ser debatida para mudar a vida das pessoas. A gente tem uma banalização da política, uma criminalização da política, mas nós, agentes políticos, temos que mostrar a boa face da política, porque amanhã serão elas que vão palpitar e trazer suas experiências, então que possam fazer isso com propriedade”, explicou.


Em visita ao gabinete de João Mattogrosso. Foto: Glaucia Jandre

A visita ao Legislativo Estadual mostrou sobre como funcionam as sessões, comissões, indicações, projetos e requerimentos. “Estar aqui hoje traz para as crianças uma proximidade, uma intimidade com o Parlamento e isso é muito importante para o cargo que elas vão desempenhar, então a ALEMS contribui muito para o sucesso desse projeto”, completou o prefeito. A secretária de Educação, Fernanda Scarlet, também acompanhou a comitiva. “Abrimos a seleção para as crianças participarem, estão em campanha e nove serão eleitas, com posse dia 5 de agosto. Eles conheceram também um pouco do Poder Executivo nessa visita à Campo Grande. Teremos encontros quinzenais e, quando eleitos, poderão fazer indicações para o prefeito e ao governador, focando nas proposições voltadas para as escolas”, explicou a secretária.


Alunos fizeram campanha para eleições mirins. Foto: Wagner Guimarães

Além do prefeito e da secretária, os alunos Alice Freitas, Alice Marçal, Antony Gabriel, Enzo Gabriel, Emanuelly, Eloá Rocha, Isabela Rodrigues, Ken Radeke, Maria Branca, Murilo Reis, Sofia Buccioli, Tarcisio de Souza, a coordenadora de Cultura, Jaqueline de Souza e o secretário de Administração, Gabriel Boffo da Rocha foram recebidos pelos gabinetes da deputada Mara Caseiro e dos deputados João Cesar Mattogrosso (PSDB), Lidio Lopes (PATRI) e Junior Mochi (MDB). 

“Muito bom aprender, porque no futuro eu quero ser vereadora, adorei que começaram esse projeto, porque vai ser muito bom para as crianças”, disse Sofia Buccioli, de nove anos. “Eu gostei de visitar os lugares, conhecer os trabalhos e ver também o governador”, comemorou Ken Radeke, de dez anos. Para Antony Gabriel, as expectativas são altas. “Adorei conhecer tudo e já estou fazendo minha campanha. Vote 6, estou lutando pelo direito das crianças e adolescentes”, finalizou o estudante de oito anos.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.