Alegria e solidariedade de 1,2 mil pessoas marcam o primeiro Arraiá ALEMS

Imagem: Arraiá ALEMS contou com participação de inúmeras famílias, que fizeram do evento um sucesso de diversão e amor ao próximo
Arraiá ALEMS contou com participação de inúmeras famílias, que fizeram do evento um sucesso de diversão e amor ao próximo
16/06/2023 - 23:50 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Cerca de 1,2 mil pessoas lotaram o estacionamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta sexta-feira (16) e aqueceram a noite campo-grandense com muita alegria e solidariedade. O frio na casa dos 10° Celsius foi contrastado pela temperatura humana, que tornou o primeiro Arraiá ALEMS um evento de sucesso. As inúmeras famílias puderam prestigiar tudo que se tem direito numa festa junina, uma das festividades mais populares do Brasil: música, barracas com comida e bebidas típicas, pescaria, roupas caipiras, quadrilha... e tudo com tempero sul-mato-grossense acrescido de boa quantia de amor pelos mais necessitados.


Deputado Gerson Claro, com roupa típica, disse estar muito feliz 

“Eu estou muito feliz de poder viver este momento”, vibrou o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), que estava, da cabeça aos pés, muito bem caracterizado. “Esta festa mostra como o nosso trabalho está sendo feito com harmonia. Tivemos o apoio incondicional do governo do Estado. E é uma festa que foi programada pelos servidores com a participação de todos os deputados, que idealizaram as barracas, toda a estrutura”, disse.

O presidente também destacou o caráter solidário do Arraiá ALEMS. “Além da diversão, esta festa tem um papel assistencial muito importante. Nós temos aqui 23 entidades, que atendem a população mais vulnerável do nosso estado”, afirmou o deputado. Voluntários dessas entidades montaram barracas com arroz carreteiro, churrasquinho, caldos, quentão, doces, artesanatos entre outros tantos produtos. “Estou feliz demais por esta noite e quero agradecer, de modo especial, o governador Eduardo Riedel, todos os servidores e os deputados que abraçaram a ideia”, acrescentou Gerson Claro.

O governador Eduardo Riedel, que também prestigiou a festa, elogiou a iniciativa. “Muito além da confraternização, nós temos aqui um gesto de solidariedade. Mato Grosso do Sul tem um caminho promissor pela frente, de despertar esperança, porque nós temos fé, nós temos trabalho, temos solidariedade. O que a ALEMS está fazendo aqui é uma integração com propósito, com benefício para todas essas instituições que estão participando. É uma ideia genial, que só reverte em benefício para a população e aproxima as pessoas dos parlamentares, do Governo, da política de uma maneira geral”, comentou.


Governador Eduardo Riedel destacou o gesto de solidariedade do evento

Diversos deputados, acompanhados de seus familiares, prestigiaram a festa. Entre eles, estava o deputado Zeca do PT, que destacou o aspecto democrático e parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa. “Isso aqui inaugura um novo momento, de democratização dos espaços, de trazer o público para cá, pra fazer essa festa, esse encontro. Afinal, é a cultura do povo brasileiro, do patrimônio cultural, a festa junina. É uma iniciativa do presidente da Casa, da Mesa Diretora extremamente simpática, receptiva, alegre”, disse.  

Essa proximidade com a população também foi destacada pelo deputado Lucas de Lima (PDT). “É uma iniciativa muito importante, porque aproxima a Assembleia da população, além de promover a solidariedade”, afirmou o parlamentar, que apadrinhou para a festa a Associação de Moradores do Jardim Imá, cuja barraca foi de doces e artesanatos.

Quem também parabenizou a iniciativa e enfatizou a importância da solidariedade foi o deputado Roberto Hashioka (União). “Eu quero parabenizar o nosso presidente, deputado Gerson, pela ideia que teve em parceria com o Governo do Estado. Todos se engajaram nesta primeira festa junina da Assembleia. É um grande sucesso, com muita alegria e descontração. E o importante é a confraternização, a solidariedade, inclusive com as barracas, que estão aqui e que ajudam aqueles que mais precisam”, comentou.

Sabor de solidariedade


Comidas típicas foram comercializadas por voluntários de várias entidades

Ao cheiro das comidas e bebidas típicas e ao som de músicas regionais, misturava-se o sentimento de ajuda ao próximo. Além das barracas das entidades, que destinarão os valores das vendas a ações assistenciais, a festa também oportunizou os participantes a ajudarem a aquecer várias pessoas nesse frio intenso. Como parte da campanha "Seu Abraço Aquece", do Governo do Estado, diversos agasalhos foram doados durante a festa.

Nas barracas, os sorrisos dos voluntários demonstraram quão positivo estava sendo o movimento e, por conseguinte, as vendas. “O movimento está espetacular, surpreendente”, comemorou o padre Agenor Martins da Silva, voluntário do Instituto Misericordes, que atende crianças e famílias de trabalhadores de material reciclável do Aterro Sanitário de Campo Grande. Apadrinhado pelo deputado Pedro Kemp (PT), a entidade vendeu arroz carreteiro na festa. “Quero parabenizar a Assembleia Legislativa, o presidente e todos os deputados por esta iniciativa”, acrescentou o padre.

Com atenção dividida entre a churrasqueira, para não queimar a carne, e a entrevista, Sebastião Moraes, voluntário da Cotolengo Sul-mato-grossense, também elogiou a iniciativa. “Sou voluntário da Cotolengo desde a fundação. E só tenho que agradecer à Assembleia por essa festa”, afirmou, completando que sua entidade foi apadrinhada pelo deputado João César Mattogrosso (PSDB).

Espaço para os pequenos


Crianças tiveram um espaço especial para se divertirem na festa

A diversão do Arraiá ALEMS não teve limite de idade. Dos mais idosos aos pequeninos, todos se divertiram. Para os pequenos, foi montado um espaço com vários brinquedos, como pula-pula, touro mecânico e piscina de bolinas, além de outros atrativos, como um pônei.

Entre as muitas crianças estava Alice Martinez Correia, de cinco anos, e seu irmãozinho, Luiz Gustavo, de três. “Estou gostando de tudo”, disse Alice, que contou também que ganhou um brinde na pescaria. “Também comi milho”, acrescentou. “Eu não comi”, reclamou Luiz Gustavo à reportagem. Mas o menino, que já, já iria saborear sua guloseima, também contou que estava gostando de tudo.

Muita música e diversão

Toda festa junina que se preze tem muita música. E no Arraiá da ALEMS, a cantoria foi ao vivo e de ótima qualidade, com shows de João Haroldo e Betinho e o grupo Canto da Terra. Perto do palco, vários casais afugentaram o frio no arrasta-pé. 


Muita descontração e diversão deram o tom à festa junina da ALEMS

E o que também não pode faltar em um arraiá é a dança da quadrilha. E na festa junina da ALEMS, o casal mais divertido saiu com o bolso cheio - o prêmio foi de 350 reais. O júri, formado pela deputada Mara Caseiro (PSDB), a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, e a servidora da ALEMS, Aline Correia e Silva, conselheira fiscal do Sisalms, decidiu pela alegria e descontração de um casal muito divertido: as servidoras Luzia Alda Carvalho, do Recursos Humanos, e Cláudia Mendes, do Cerimonial.

Luzia, de noiva, e Cláudia, de noivo “bruto”, com chapéu, cigarro de palha, botina, uma flor enorme no paletó e uma arma de plástico na cintura, foram a cara da alegria da noite.

O frio ficou apenas no termômetro, porque o clima no primeiro Arraiá ALEMS não teve nada de gelado. Ao contrário, a temperatura da diversão, alegria e solidariedade estava elevadíssima. E este, como assegurou o presidente Gerson Claro, é apenas o primeiro de outros arraiás a serem realizados pela Assembleia Legislativa.

Veja a reportagem da TV ALEMS clicando aqui

Ouça o boletim da Rádio ALEMS clicando aqui

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.