Para Junior Mochi, concessão da rodovia BR-163 teve tratamento desigual

Imagem: Mochi fez uma viagem à Cuiabá e ficou surpreso com a diferença no tratamento oferecido para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Mochi fez uma viagem à Cuiabá e ficou surpreso com a diferença no tratamento oferecido para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
27/06/2023 - 14:03 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

O deputado estadual Junior Mochi (MDB) voltou a debater a concessão da rodovia BR-163. Na tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (27), o parlamentar afirmou que houve um tratamento desigual, uma vez que Mato Grosso assumiu a concessão da rodovia em seu território, enquanto Mato Grosso do Sul aguarda definição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O não cumprimento do contrato de concessão permitiu que o Governo de Mato Grosso assumisse a rodovia, a fim de garantir a execução dos investimentos.  Foram aprovados mais de R$ 1,6 bilhão para garantir as obras de melhoria na BR-163. “Em março, realizamos audiência pública para ajudar a definir o processo de relicitação da BR-163 em Mato Groso do Sul. A ANTT, ao invés de ouvir as nossas sugestões, se limitou a apresentar projeto que não interessa a população sul-mato-grossense, contemplando apenas a duplicação de 80 quilômetros, sendo que 23 quilômetros dentro do anel viário de Campo Grande para uma rodovia de 840 quilômetros. Uma decepção”, disse.

Mochi fez uma viagem à Cuiabá e ficou surpreso com a diferença no tratamento oferecido para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Lá, desde a divisa, está totalmente duplicada a rodovia, inclusive a Serra da Morte totalmente segura. Também estranhei a diferença nos preços dos pedágios. Em Mato Grosso do Sul o valor é bem superior ao praticado em Mato Grosso, sendo que aqui no trecho dos 840 quilômetros apenas 150 quilômetros prontos, em total descumprimento ao acordo assinado pela concessionária CCR MSVia”.

Para o deputado, a CCR MSVia deveria seguir o exemplo da empresa concessionária de Mato Grosso e devolva a concessão ao Governo do Estado. “Faça uma acordo amigável, sem a necessidade de lei específica para relicitar. Não podemos esperar 30 anos para vencer a concessão e relicitar uma nova empresa para fazer a duplicação. Há um tratamento desigual para mesma rodovia e concessão. E isso tem ceifado muitas vidas ao longo da BR-163”.

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