Em requerimento, deputada questiona situação da Assistência Social de Dourados
Por meio de requerimento, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) questionou a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, e a Prefeitura de Dourados sobre os recursos repassados do Fundo Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (FEAS) para o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).
“Queremos saber se o pacto firmado entre os poderes está sendo cumprido, quais os valores recebidos em 2022 e qual montante foi destinado para o começo do ano de 2023. Questionamos também se o município está promovendo a capacitação permanente dos trabalhadores da Assistência Social e se o quadro de funcionários dos Cras estão completos, entre outros questionamentos que visam melhorar o atendimento oferecido à população”, informou a deputada.
De acordo com Lia Nogueira, tem aumentado o número de reclamações de usuários que buscam acessar benefícios nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Dourados e não conseguem devido a falta de servidores para realizar os atendimentos.
O requerimento solicita ainda informações sobre o pagamento do difícil acesso, vale-transporte e vale refeição aos trabalhadores da Assistência Social.
“Outro problema apontado, mas dessa vez não por usuários e sim por servidores, é a falta de pagamento de difícil acesso aos gestores que atendem em localidades distantes do centro urbano. Isso tem acarretado não apenas a baixa qualidade do serviço prestado aos destinatários da política de Assistência Social, mas tem afetado a vida dos servidores”, pontuou a parlamentar.