Lidio Lopes debate sobre a Rota Bioceânica com presidente eleito do Paraguai

Imagem:
06/07/2023 - 12:05 Por: Sohane Gomide e Alems   Foto:

O deputado estadual Lidio Lopes (Patriota) participou nesta quarta-feira (5) de reunião com autoridades brasileiras e paraguaias na sede da embaixada do Brasil, em Assunção. A reunião teve como pauta assuntos de interesse do Estado, com destaque à Rota Bioceânica, e o estreitamento de laços com o presidente eleito, Santiago Peña.

Participaram do encontro a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), os deputados Lidio Lopes (Patriota) e Paulo Corrêa (PSDB), o governador Eduardo Riedel e secretários de Estado. Do lado do Paraguai, além de Santiago Peña (presidente eleito em abril e que toma posse em agosto), participaram o futuro ministro de Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano, o embaixador José Antonio Marcondes, entre outras autoridades.

A relação entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai poderá gerar vantagens em setores como infraestrutura, comércio, turismo e cultura. "Nesse encontro com o presidente eleito do Paraguai, foi possível tratar dos interesses do nosso Estado como rota bioceânica, a hidrovia tão importante para o Paraguai e Brasil, além da relação comercial entre os dois países", destaca Lidio Lopes.

Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica encurtará a distância para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. Também integrará a América do Sul e transformará Mato Grosso do Sul em um hub logístico, um centro de distribuição de mercadorias.

De acordo com dados do Governo, foram investidos mais de R$ 80 milhões em obras estruturantes em Porto Murtinho, município que faz fronteira com o Paraguai, para atender o novo corredor e à logística portuária que se instalou na região. Também garantiu incentivos para reativar a Hidrovia do Rio Paraguai, atraindo operadores e empreendimentos portuários à região.

Mato Grosso do Sul é o coração da rota, que vai seguir pela cidade de Porto Murtinho; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. Depois irá atravessar por território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.