Deputado destaca participação democrática na programação do Festival de Bonito

Imagem: Deputado Paulo Corrêa, 1º Secretário, representou a Assembleia Legislativa no lançamento da programação do Festival
Deputado Paulo Corrêa, 1º Secretário, representou a Assembleia Legislativa no lançamento da programação do Festival
03/08/2023 - 18:41 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Mariana Anjos

Com participação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), representada pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º Secretário da Casa de Leis, o Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (3), a programação oficial do Festival de Inverno de Bonito, um dos mais importantes eventos culturais do Estado. A reunião desta tarde foi realizada na Estação Cultural Teatro do Mundo, em Campo Grande. Conforme a programação, o festival acontecerá de 23 a 27 de agosto, com um dia reservado para o público infantil.

Shows nacionais e regionais, literatura, teatro, dança, espetáculos circenses, audiovisual estão entre as atrações do festival, que tem como palco um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. Uma das características da edição deste ano é a participação democrática na organização do evento. Esse aspecto foi destacado pelo deputado Paulo Corrêa.

Em agradecimento ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Marcelo Miranda, o parlamentar enfatizou a importância de repensar a programação para ouvir as pessoas em audiência pública, realizada para este fim. “Eles [o secretário e o governador] foram sensíveis para que a gente refizesse a programação para que, efetivamente, a população pudesse ser ouvida”, afirmou.

O deputado também comentou a importância da data definida – os dias do evento estarão dentro da estação do inverno, o que é coerente com o nome e a proposta do festival. “Estávamos mudando o tempo do mundo: o inverno iria ser no verão”, disse o parlamentar, referindo-se à possibilidade de realização do Festival durante o verão. “E em Bonito, o negócio tem que ser bem bonito, tem que ficar bem bacana. Então, temos que fazer o Festival de Inverno de Bonito no inverno”, pontuou. Ele lembrou salientou, ainda, a relevância de se reservar um dia para atrações infantis.

Para o governador Eduardo Riedel, a cultura é a “única maneira de tocar o coração das pessoas” e o Festival de Inverno de Bonito foi pensado para valorizar a identidade cultural da população. “O Festival de Inverno de Bonito é uma maneira de a gente reafirmar isso, da gente colocar Mato Grosso do Sul em evidência, movimenta economicamente toda uma estrutura importante para o Estado, mas acima de tudo, ela coloca o nosso Estado como uma referência que é importante para o Brasil e para nós mesmos, principalmente, de afirmação”, disse.

Atrações

Grandes nomes da música nacional vão marcar presença no Festival. Entre as princíais atrações, estão confirmados shows de Fafá de Belém (dia 23), Paulinho Moska e Maria Gadú (24), Iza (25), Emicida (26) e Trio Parada Dura (27). Além dos shows musicais, a festa cultural irá contar com espetáculos, teatro, dança, circo, arte, tecnologia, interatividade, cenografia, atrações infantis e diversas atividades paralelas.

Festival Bonitinho

A novidade deste ano é a criação do Festival Bonitinho, com diversas atrações para a criançada como o “Mundo Bita”, no dia 25, sexta-feira, e “Palavra Cantada”, no sábado, 26. Mundo Bita é um projeto de entretenimento infantil criado pelo músico e designer pernambucano Chaps Melo em 2011. Desde então, já lançou dezenas de singles musicais que arrecadaram diversas certificações de Ouro, Platina, Diamante e Diamante Duplo, com milhões de singles vendidos. Já a dupla Palavra Cantada, formada pelos músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, une em seu trabalho música, brincadeira e educação desde 1994.

(Com informações da assessoria de comunicação do Governo de MS)

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.