Agosto Lilás: Ações de combate à violência contra mulher são enaltecidas

Imagem: A deputada Lia Nogueira ressaltou as ações do Governo do Estado no combate à violência contra a mulher
A deputada Lia Nogueira ressaltou as ações do Governo do Estado no combate à violência contra a mulher
08/08/2023 - 12:29 Por: Christiane Mesquita   Foto: Fabiana Silvestre

A deputada Lia Nogueira (PSDB) abordou na tribuna, nesta manhã (8), o lançamento das ações da campanha alusiva ao Agosto Lilás. “Parabenizo o compromisso do Governo do Estado no combate à violência contra as mulheres. O tema deve ser levado às escolas, para que as crianças se conscientizem e sejam multiplicadores deste basta de violência contra mulheres, em Mato Grosso do Sul. Aconteceu ontem [7] o lançamento da campanha, com a participação dos poderes constituídos”, declarou.

Foram assinados termos de cooperação no evento. “Ontem vários convênios foram firmados entre entidades e instituições, é muito importante a forma como o Executivo está tratando essa questão. Infelizmente, o Mato Grosso do Sul ainda figura no mapa negativo da violência contra nós mulheres, já são 16 feminicídios somente este ano”, detalhou.

A tornozeleira eletrônica está entre as ações que conferem maior segurança às mulheres residentes em Mato Grosso do Sul. “Com o objetivo de evitar mais crimes no Estado, a tornezeleira, por meio do aplicativo, trará para as mulheres mais segurança, já que quando o agressor estiver se aproximando, elas poderão comunicar a polícia, uma medida extremamente importante”, concluiu.

Feminicídios

Lia Nogueira falou de dois casos de feminicídio recentes. Um conteceu nesta manhã (8), em Campo Grande. “Um casal de foi encontrado morto, no bairro Los Angeles. Informações preliminares são de que o homem teria atirado contra a esposa e cometido suicídio, tragédia e barbárie que talvez pudesse ser evitada com medidas mais efetivas. Em Dourados, mesmo com medida protetiva, a mulher que o ex-maridov ateou fogo morreu no Hospital da Vida”, descreveu a parlamentar.

Projeto

A deputada Lia Nogueira também apresentou nesta manhã (8) o Projeto de Lei 237/2023, que institui em Mato Grosso do Sul a semana de conscientização e incentivo a mamanalgesia, que é o uso da alimentação por meio do aleitamento materno, para diminuir dores e desconfortos aos bebês, durante procedimentos dolorosos. "Conscientizar e alertar sobre a importância da mamanalgesia para amenizar a dor dos bebês durante procedimentos dolorosos, como aplicação de vacinas, medicamentos e coleta de sangue, um direito que nós mulheres precisamos assegurar", considerou. 

* Matéria atualizada às 14h49 para acréscimo de informações. 

 

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.