Gleice Jane requer informações sobre municipalização da Educação Fundamental em MS

Imagem: Requerimento traz questionamentos voltados à Educação Fundamental
Requerimento traz questionamentos voltados à Educação Fundamental
09/08/2023 - 13:38 Por: Danúbia Burema    Foto: Aline Teodoro

Deputada apresentou hoje requerimento pedindo dados como total de professores concursados, número de turmas atendidas e total de horas de trabalho nas salas de tecnologia

A deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou, na sessão desta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa, requerimento pedindo informações à Secretaria de Estado de Educação relacionadas à realidade do Ensino Fundamental em Mato Grosso do Sul, para esclarecimentos sobre o processo de municipalização que vem ocorrendo em diversas cidades.

Entre as informações solicitadas, está o número total de professoras e professores concursados designados para o Ensino Fundamental I no Estado. A deputada busca detalhes como o número de turmas Ensino Fundamental 1 atendidas pelo Governo Estadual em cada localidade.

O documento também se estende à situação das professoras e professores das séries iniciais que estão sem aulas atribuídas pela SED. O questionamento visa identificar possíveis ineficiências na alocação de recursos humanos e trabalhar em direção à otimização dos profissionais disponíveis.

Além disso, a parlamentar requisita detalhes sobre o total de horas de trabalho nas salas de tecnologia em cada município. “Também direcionamos nossa atenção para uma perspectiva de longo prazo, pois, ao requerer dados comparativos sobre o número de turmas nas séries iniciais nos anos de 2013 e 2023, buscamos entender o progresso e a evolução do sistema educacional em nosso Estado”, explica Gleice.

“Temos urgência na obtenção destas informações para embasar políticas públicas que fortaleçam o ensino fundamental”, finaliza a deputada, que iniciou o ano letivo de 2023 como professora atuante em sala de aula, antes de assumir seu primeiro mandato como deputada estadual por MS.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.