Deputado Lucas de Lima participa de reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente

Imagem:
10/08/2023 - 14:43 Por: Assessoria    Foto: Alems

O deputado estadual Lucas de Lima (PDT) participou nesta quarta-feira (09/08), da reunião extraordinária da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

A reunião também contou com a presença dos deputados Zeca do PT, Renato Câmara (MDB), do Diretor Presidente do IMASUL, André Borges Barros de Araújo e Ivete Carreras Pires, presidente da Associação Quilombola de Furnas dos Baianos, em Aquidauana

Lucas de lima, destacou sobre a preocupação das denúncias que chegaram a comissão dos municípios de Corumbá e Aquidauana, lembrando também dos sérios problemas causados pelo uso indevido do solo nas regiões de Jardim e Bonito com os plantios e criação de gado em áreas ambientais.

Aquidauana

O debate sobre a produção agrícola sem atenção ao meio ambiente esteve presente na denúncia feita por Ivete Carreras Pires, presidente da Associação Quilombola de Furnas dos Baianos, em Aquidauana. De acordo com ela, o Córrego das Antas está secando, em decorrência da degradação de terra para o plantio de soja. “A gente faz muito uso da água desse córrego, para a produção de mandioca e farinha”, disse, referindo-se à principal fonte de receita dos moradores da comunidade.



Ivete Carreras, representando a comunidade

de Aquidauana – Foto: Assessoria/ALEMS.

A produtora rural também alertou para o alto risco do Córrego das Antas morrer. “Esse riacho só não morreu ainda, por conta das nascentes. Não tem mais peixe como antes. Havia muito piraputanga, dourado e outras espécies, agora só tem lambari. E isso também está afetando o turismo, que é outra atividade importante que temos lá”, acrescentou. Segundo ela, o problema se relaciona à plantação de soja, que ocupa uma extensa área. “Nosso córrego está ficando cada vez mais assoreado. E o motivo disso é uma plantação gigante de soja acima do morro”, afirmou.

O diretor-presidente do Imasul, André de Araújo, que participou da reunião, afirmou que órgão fez vistoria na propriedade de produção de soja, mencionada por Ivete Pires, e autuou o proprietário pelo desmatamento ilegal de 21 hectares. “Eu me comprometo a retornar com a equipe de fiscalização lá para verificar se há projeto de manejo de conservação do solo e caso isso não seja demonstrado, a atividade será embargada”, assegurou André.


Corumbá

Na reunião, também foi discutida denúncia sobre a falta de água no Assentamento São Gabriel, em Corumbá. As 270 famílias da comunidade estariam sem água, porque os poços secaram, devido a impactos provocados pela atividade de mineração. O problema, que havia sido discutido na reunião anterior da Comissão, realizada em junho, foi encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC).

O coordenador de Mineração da Semadesc, Eduardo Ovelar Pereira, disse, como devolutiva à demanda, que o problema da falta de água na comunidade não se relaciona à mineração, realizada no Morro do Urucum, mas sim ao calcário.

“Este assentamento sempre sofreu com a falta de água. E isso acontece porque foi instalado sobre uma área de calcário. O granito vai para baixo do maciço de calcário. E pode chegar até 300 metros de calcário. E as rochas calcárias retém água. Então, é possível encontrar alguns bolsões de água, que se secam na estiagem. Aí o nível hídrico da região baixa e não dá para penetrar nesse granito, onde teria água melhor, que é doce e não salobra. A solução é fazer poço com profundidade mínima de 800 metros para alcançar uma água saudável”, explicou Eduardo.

Mesmo problema

O deputado Lucas de Lima recordou do problema sério que o uso dos morros causam em épocas de chuva exatamente pelo uso indevido do solo. “Se não cuidarmos e estiver atentos a este problema, veremos novamente o que vimos nas águas dos rios de Bonito e Jardim que ficaram turvas e barrentas prejudicando uma grande área ambiental e de turismos que afastou por muito tempo os turistas e prejudicando a fauna, flora, assoreando os rios e matando os peixes, a dona Ivete e seus vizinhos têm razão da preocupação disto acontecer, aliás já está acontecendo na região de Aquidauana em Piraputanga, destacou o deputado Lucas de Lima.

 

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.