Dia do Advogado: ALEMS homenageia profissionais fundamentais na democracia

Imagem: Com plenário lotado, a ALEMS realizou sessão solene, proposta pelo deputado Lidio Lopes, em homenagem aos profissionais do Direito
Com plenário lotado, a ALEMS realizou sessão solene, proposta pelo deputado Lidio Lopes, em homenagem aos profissionais do Direito
10/08/2023 - 21:45 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Wagner Guimarães

Fundamentais na democracia e na construção de uma sociedade justa e fraterna, os advogados foram os profissionais homenageados na noite desta quinta-feira (9) em sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”. A solenidade, que lotou o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi proposta deputado Lidio Lopes (Patriota), autor da Resolução 43/2012, que criou a honraria. No evento, que é alusivo ao Dia do Advogado, comemorado nesta sexta-feira, dia 11, foram homenageados 26 profissionais.


Lidio Lopes: "Como é bom e honroso poder prestar esta homenagem" 

“Como é bom, gratificante e honroso poder homenagear colegas de profissão”, afirmou o deputado Lidio Lopes em seu discurso. O parlamentar, conforme contou, tem 30 anos de formado, 20 dos quais advogou. Ele dividiu a mesa de autoridades com outros deputados, que têm a mesma formação: Junior Mochi (MDB) e João Henrique (PL). "Durante 20 anos, advoguei intensamente. Para mim, sempre foi uma honra militar no Direito”, falou, emocionado. 

O parlamentar também frisou a importância dos advogados na garantia dos direitos. “A nossa profissão é algo extraordinário em prol do bem das pessoas. Sem o advogado, não há Direito. Sem o advogado, não conseguimos praticar o Direito”, discursou. “Dessa vida, não levamos nada. Mas deixamos o nosso legado e a história que escrevemos”, refletiu. E, dirigindo-se à plateia, mas de forma individualizada, continuou: “Que você, advogado, possa escrever sua história e deixar um grande legado”.


Coral da ALEMS alegrou a noite com duas canções 

O caráter festivo da noite foi intensificado pelo coral dos servidores da ALEMS, que apresentaram as músicas “Sonhos Guaranis”, de Paulo Simões e Almir Sater, e “La Bella de Jour”, de Alceu Valença. Também foi uma noite de emoção, com falas que enalteceram os profissionais do Direito, com destaque a Jorge Antônio Siufi, personalidade importante na história de Mato Grosso do Sul e que dá o nome à honraria.

Jorge Siufi foi lembrado e elogiado, de modo particular, por seu filho, Antonio Siufi Neto, que falou em nome da família. “Ele teve como meta de sua vida a coragem para enfrentar os poderosos, a serenidade para suportar insultos, a autoridade moral para patrocinar a defesa, o espírito dos justos para reconhecer as causas dos réus, o destemor para proclamar a verdade, a persistência para vencer obstáculos, a responsabilidade em todos os atos e deveres, a sensibilidade para discernir o bem e do mal, o perdão para esquecer os dissabores da vida, a bravura para suportar o mundo, a humildade para vencer a prepotência e a caridade para elevação espiritual”, exaltou Siufi Neto.


Antonio Siufi Neto destacou o legado deixado pelo pai

Também ocupou a palavra a advogada Camila Bastos, que discursou em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “É uma alegria e satisfação poder participar de tão memorável noite em que se enaltece a atividade da advocacia através da honraria concedida aos advogados e advogadas aqui homenageados. Hoje vocês representam os 18.529 advogados inscritos no Estado de Mato Grosso do Sul”, disse de início. “No exercício da nossa profissão, percorremos caminhos espinhosos, nos desviamos das barreiras das injustiças, do sistema, das violações constitucionais, dos desafios inerentes às emoções humanas, com a única finalidade de se buscar a Justiça. E é por isso que, sem advocacia, não há Justiça”, discursou.

Homenageados

Foram homenageados, por indicação do deputado Lídio Lopes, os profissionais Jaime Henrique Marques de Melo, Larissa Maia da Fonseca e Andréa Alves Ferreira Rocha. Também receberam a honraria, indicados pelos demais parlamentares, os seguintes profissionais:  Celso José Rossato Júnior, Marcelo Bonotto Demirdjian, Alci De Souza Araujo, Lina Marcia Siravegna Tibicherany, Ivan Gibim Lacerda, Rafael Antonio Scaini, Felipe Di Benedetto Júnior, Ronaldo de Souza Franco, Tiago Bunning, Paulo Tadeu Haendchen, Darci Cristiano de Oliveira, Fernando José Baraúna Recalde, Silvana Maran, Adriano Aparecido Arrias de Lima, Thays Fernanda dos S. Martins Luzia, Hassan Fernando Mohamad Said Cavalcante, Rafael Ricardo Trevisan, Bruno Dourado Bertotto Martins, Douglas De Oliveira Santos, Rodrigo Nascimento da Silva, André Luiz Prieto, Walter Benedito Carneiro Júnior e Álvaro Scriptore Filho.

“Temos a responsabilidade de defender a democracia e os Direitos Humanos”


Andréa Alves Ferreira Rocha discursou em nome dos homenageados 

“Em nome de todos os advogados e de todas as advogadas aqui presentes, quero expressar, sem demérito de nenhuma outra profissão, que, historicamente, o advogado é o mais diligente representante dos interesses dos cidadãos”, considerou a advogada Andréa Alves Ferreira Rocha, que falou em nome dos homenageados.

Andréa, que já foi servidora da Casa de Leis, lembrou do papel dos advogados na consolidação da democracia. “Nós advogados e advogadas temos a responsabilidade social, consagrada na Constituição Federal, de defender a sociedade, a democracia e os Direitos Humanos. Nosso dever é buscar incessantemente a Justiça e a defesa intransigente dos princípios constitucionais", destacou. "Que ostentemos não os nossos recursos, mas sim o nosso comprometimento com a Justiça, com a cidadania e com a igualdade”, finalizou.

Jorge Antônio Siufi

Nascido em Campo Grande em 1932, Jorge Antônio Siufi se formou em Direito na Universidade Nacional do Rio de Janeiro. Foi nomeado promotor de Justiça da comarca de Dourados, onde atuou entre 1961 e 1963, transferindo-se logo em seguida para Campo Grande.

Em 1964, foi nomeado advogado de Ofício na Auditoria Militar da União. Foi presidente da OAB em Campo Grande, professor da Faculdade Católica de Direito de Mato Grosso e procurador-geral adjunto de MS, com a divisão do Estado, em 1979. Em 1980, como procurador-geral do Estado, foi convidado a integrar a Escola Superior de Guerra.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMSRádio ALEMSPortal da ALEMSYoutube e Facebook.

Confira abaixo o evento na íntegra:

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.