Em posse de presidente do Paraguai, Paulo Corrêa aposta no fortalecimento das relações
Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) participou, nesta terça-feira (15), da posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña. A solenidade foi realizada no Palácio de Lopez, sede do Governo Paraguaio, em Asunción, e contou com a presença de diversas autoridades brasileiras e de outros países da América do Sul.
Cidadão paraguaio desde 2000, o 1º secretário da Casa de Leis desejou sucesso à nova gestão, destacando os fortes laços existentes entre Mato Grosso do Sul e o país vizinho, bem como o esforço das lideranças regionais para intensificá-los nos próximos anos.
“Mato Grosso do Sul possui fortes laços históricos, culturais, comerciais e turísticos com o Paraguai, e temos trabalhado mutuamente no sentido de ampliar essa conexão, gerando desenvolvimento e progresso para nossos povos”, pontua Paulo Corrêa.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que também integra a delegação sul-mato-grossense, afirma que “o Governo de Mato Grosso do Sul se faz presente, objetivando estreitar as relações que nós temos com o país vizinho. Relações de amizade, turismo, negócios, a Rota Bioceânica, que vai fortalecer cada vez mais a relação do Governo e da Assembleia com o Paraguai”, diz.
Prioridade número um - Em visita oficial ao presidente Paraguaio, no mês passado, ao lado do governador Eduardo Riedel, Paulo Corrêa reforçou que a prioridade número um é a Rota Bioceânica. “A ponte sobre o Rio Paraguai já está 25% executada, com previsão de conclusão para meados de 2025, e ficou claro nesse encontro que tanto o Paraguai quanto Mato Grosso do Sul têm pressa de ver essa ponte concluída e nossas relações comerciais ampliadas”.
Na oportunidade, o tucano também convidou Santiago Peña para uma visita a Mato Grosso do Sul, em setembro, com direto a uma rodada de negócios, em Campo Grande. “E, depois, se ele aceitar meu desafio, dançar uma polca paraguaia lá na Colônia Paraguaia, em memória do saudoso amigo deputado Cabo Almi, um grande incentivador da colônia nesta Casa”.
Santiago Peña – Economista, foi eleito presidente do Paraguai em abril, aos 44 anos, com 43% dos votos válidos, para um mandato de cinco anos. Peña é do Partido Colorado, de centro-direita, legenda que comandou o Paraguai por mais de 30 anos, desde a redemocratização do país, em 1989.
Autoridades presentes – Além da comitiva sul-mato-grossense, participam da solenidade o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Chile, Gabriel Boric, da Bolívia, Luis Arce, do Uruguai, Luis Lacalle Pou, da Argentina, Alberto Fernández, os vice-presidentes do Equador, Alfredo Borrero, de El Salvador, Félix Ulloa, e da China, William Ching-Te Lai, o Rei da Espanha, Filipe VI, a secretária do Interior dos Estados Unidos, Debra Haaland, o chanceler de Israel, Eli Cohen, e o ministro das Relações Exteriores do Japão, Takei Shunsuke.