Lia Nogueira representa Alems na assinatura do Pacto pela Governança da Água

Imagem:
31/08/2023 - 09:06 Por: Assessoria - Renata Rirossi   Foto: Assessoria - Hédio Fazan

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) participou nesta terça-feira, (29), da assinatura do Pacto pela Governança da Água, que é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para aperfeiçoar a gestão de recursos hídricos e a regulação dos serviços de saneamento básico no Brasil e, assim, garantir a oferta do recurso em quantidade e qualidade para os brasileiros.

Estiveram presentes também o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o vice-governador do Mato Grosso do Sul, Barbosinha (PP), o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), diretor da ANA Filipe Sampaio, e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck entre outras autoridades federais e estaduais.

Na ocasião foram lançados ainda o FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) Mulher Empreendedora - uma linha de crédito própria para mulheres micro e pequenas empresárias e o FCO Irrigação, voltado para produtores rurais, cooperativas e associações que se dedicam às atividades produtivas no setor rural, financiando serviços e projetos de irrigação e drenagem, infraestrutura hídrica, como barragens e energia, além de financiamento para aquisição de equipamentos de irrigação.

“O FCO ajuda aos empreendedores com a oferta de taxas de juros mais baixas que as do mercado, prazo de pagamento mais longo e carência maior. No caso das mulheres, é uma oportunidade para elas se destacarem ainda mais. Muitas começam seus projetos em um cômodo da casa e vão crescendo aos poucos, agora podem contar com uma linha de crédito específica para elas”, pontuou a deputada.

A parlamentar lembrou que muitas mulheres, atualmente, estão à frente do agronegócio, administrando, por exemplo, a agricultura familiar, outras vivem em situação de violência doméstica, mas dependem economicamente de seus agressores.

“Nós defendemos a autonomia das mulheres para que elas possam ser auto-suficientes, esse é mais um aporte para abrir portas para nossas empreendedoras", concluiu a deputada.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.