Situação da saúde de Dourados preocupa deputado Zé Teixeira

Imagem: Deputado Zé Teixeira ainda apresentou projeto de lei durante sessão plenária
Deputado Zé Teixeira ainda apresentou projeto de lei durante sessão plenária
05/09/2023 - 09:52 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

A dívida da Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados está próxima dos R$ 100 milhões, informou o deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), durante o uso da tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O parlamentar disse estar preocupado com a situação da saúde no município.  

“A atual administração municipal trata com descaso a saúde da segunda maior cidade do Estado. Criada em 2014 para administrar a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], a Fundação de Saúde é financiada pelo município de Dourados. Hoje, diante dessa dívida milionária, caminha para o final”, disse.


Lia Nogueira relembrou a falta do pagamento do piso à Enfermagem

Zé Teixeira citou que há quatro anos o gerador da UPA está danificado e o fato é ignorado pelas gestões. “O conserto está em torno de R$ 6 mil. A UPA vive momentos delicados. Moro há 60 anos no município e com tristeza vejo a péssima gestão que temos. Nós, representantes de Dourados na Assembleia Legislativa, passamos vergonha, pois o que expressamos aqui não tem som no ouvido do atual prefeito”, falou o parlamentar.   

Lia Nogueira também lembrou a falta do pagamento do Piso Salarial da Enfermagem. “Nossa bancada, por meio das emendas parlamentares, tem buscado amenizar os problemas, mas a solução quem tem de trazer é a administração municipal. O Piso da Enfermagem foi depositado, o prefeito sentou sobre ele e não quis pagar os profissionais. O cenário é caótico”, destacou.

Projeto de Lei

O deputado Zé Teixeira também apresentou o Projeto de Lei 262 de 2023, que denomina Gilberto Carlino o Centro Reservatório de Tratamento de Água, pertencente à Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul  (Sanesul), localizado no município de Rio Brilhante.

Gilberto Carlino nasceu em 25 de novembro de 1943, na cidade de Bauru (SP), foi casado com Maria Carmen Matsunaka Carlino, com quem teve três filhos. “Em 1973, ele deixou a profissão de bancário e, a convite do seu cunhado José Raul das Neves, se mudou para Rio Brilhante, onde montou uma serraria. Prestou concurso como mecânico de manutenção e se efetivou como empregado público na Sanesul, onde permaneceu por 30 anos”, informou o deputado.

Escolhido como funcionário padrão, Gilberto Carlino deixou seu nome registrado na memória histórica da Sanesul. “Notabilizou-se como uma pessoa impecável, responsável no cumprimento de suas funções, sempre com ética, profissionalismo e conhecimentos técnicos. Ao longo dos 30 anos junto à empresa de saneamento, sempre entendeu que manter os munícipes com água potável se tratava de um bem maior. Logo, a proposta de homenagem é justa e merecida”, disse Zé Teixeira.

 

*Texto alterado para acréscimo de informação. 

 


Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.