Deputados abordam prevenção ao suicídio e políticas públicas para a Cultura em MS  

Imagem: Os deputados abordaram os temas durante a sessão plenária da ALEMS
Os deputados abordaram os temas durante a sessão plenária da ALEMS
05/09/2023 - 11:10 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) comentou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), sobre sua participação na palestra realizada sobre a prevenção ao suicídio, na Casa de Leis. “Ontem participei com a deputada Mara Caseiro [PSDB], que tratou de assunto relevante que acomete, infelizmente, todas as camadas sociais. Estamos em setembro, mês de prevenção ao suicídio. Ontem, mais uma vez, foi debatido o tema que continua sendo um tabu, mas os dados demonstram que aumentou a incidência”, descreveu.  

“Eu já tive experiência, e foi mais de uma vez, com pessoas determinadas a tirarem a própria vida. E o que percebo é que as pessoas só querem ser ouvidas. As estatísticas revelam que Mato Grosso do Sul é um dos estados da federação onde mais pratica-se o suicídio. Parabenizo a deputada Mara Caseiro e o público que tínhamos ontem aqui, de mais de 90 adolescentes”, concluiu.  

A deputada Mara Caseiro reiterou a importância do debate sobre o assunto. “Agradeço pelo debate trazido na tribuna, a importância de trazer aqui um estudioso do tema, Capelão Reis, com uma plateia muito representativa, jovens e adolescentes participando, são exatamente a geração que precisa ser atingida. É necessário saber ouvir sem julgar. Todos nós passamos por momentos de extrema tristeza, alguns superam sozinhos, outros precisa de ajuda de profissionais de saúde. É necessário buscar a ajuda para salvar a sua vida. Vamos juntos combater e prevenir o suicídio. Falar sobre o assunto e acolher quem precisa”, considerou.  


Lucas de Lima reiterou a importância do acolhimento do depressivo

O deputado Lucas de Lima (PDT) concorda que é essencial ouvir as pessoas. “Importante o tema que o senhor traz aqui. Há 30 anos trabalho na rádio, geralmente de madrugada, momento em que geralmente vem a solidão e a tristeza. A depressão te deixa a ponto de cometer o suicídio. É necessário uma palavra, alguém que acolha. Recebi a ligação de uma pessoa pedindo para falar comigo, se eu não falasse ela iria matar. E que responsabildiade a minha, liguei para a pessoa, e pude falar de Deus, sobre a importância da família, da vida. Também passei por depressão e saí dela com a ajuda de Deus. Recentemente fui erocurado por uma associação de mães e fizemos o projeto que institui o Julho Ambar para acolher o luto parental”, declarou.  

Cultura

Com o objetivo de debater as necessidades de segmentos da cultura sul-mato-grossense, o Professor Rinaldo Modesto convidou os presentes para audiência pública que acontece nesta tarde (5), a partir das 14h. “Vamos ouvir algumas lideranças, para elaborar políticas públicas. É preciso que estendamos a mão para eles, que vivem as vezes um momento de vulnerabilidade, dependendo de amigos para sobreviver”, informou. 

A deputada Mara Caseiro também falou sobre o assunto. “Comecei a atender nossos artistas, e muitos deles já numa idade mais avançada, reclamavam de não serem chamados, por não terem como trabalhar. Eu sempre me perguntava como fazer algo para poder valorizar esses grandes artistas que envelheceram, mas não se prepararam. Pensar uma política pública. Que bom que teremos a oportunidade de debater, um governo sensível para entender a necessidade desses grandes talentos. Me coloco a disposição, trazendo nossas ideias apoiando a iniciativa”, destacou.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.