Avança na ALEMS o PL da Semana Estadual do Livro, Leitura e Biblioteca em MS

Imagem: Para a deputada Gleice Jane, a leitura representa uma importante  ferramenta para adquirir conhecimento, desenvolver pensamento crítico, criatividade, empatia e habilidades de comunicação.
Para a deputada Gleice Jane, a leitura representa uma importante ferramenta para adquirir conhecimento, desenvolver pensamento crítico, criatividade, empatia e habilidades de comunicação.
27/09/2023 - 12:21 Por: Danúbia Burema   Foto: Aline Teodoro

PL prevê a realização de diversas atividades, como feiras de livros, palestras, contação de histórias, concursos literários e muito mais

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei 231/2023, de autoria da Deputada Gleice Jane (PT), que visa instituir a Semana Estadual do Livro, Leitura e Biblioteca em Mato Grosso do Sul. 

A proposta prevê a designação da última semana de outubro como a Semana Estadual do Livro, Leitura e Biblioteca, a ser incorporada ao Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo principal da Semana é promover o livro, a leitura e as bibliotecas como instrumentos de desenvolvimento social e humano. O PL prevê a realização de diversas atividades, como feiras de livros, palestras, contação de histórias, concursos literários e muito mais. 

A iniciativa também visa incentivar visitas às bibliotecas públicas e escolares, encorajando o uso de seus acervos e a divulgação de obras de autores do estado.

Para a deputada Gleice Jane, a leitura representa uma importante  ferramenta para adquirir conhecimento, desenvolver pensamento crítico, criatividade, empatia e habilidades de comunicação. Ela destaca também o papel fundamental dos bibliotecários como mediadores da informação e agentes de ações sociais nas instituições onde atuam.

Com a aprovação do parecer favorável na CCJR, o projeto seguirá agora para análise das demais comissões da ALEMS e, posteriormente, será votado em plenário. Caso seja aprovado, representará um avanço importante na promoção da leitura e do acesso à informação em Mato Grosso do Sul.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.