Prevista para esta terça-feira votação de projeto que aprova as contas do Governo

Imagem: Projetos serão votados durante sessão ordinária, realizada no plenário da Casa de Leis com início às 9h
Projetos serão votados durante sessão ordinária, realizada no plenário da Casa de Leis com início às 9h
03/10/2023 - 07:00 Por: Osvaldo Júnior    Foto: Luciana Nassar

Os deputados devem votar, na manhã desta terça-feira (3), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), proposta que aprova as contas do Governo do Estado referentes a 2021. Além desse, outros seis projetos estão na pauta da Ordem do Dia. A sessão tem início às 9h e é aberta ao público em geral.

Previsto para ser votado em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo 23/2023, da Mesa Diretora, aprova o Balanço Geral do Governo Estadual relativo ao exercício financeiro de 2021, sob responsabilidade do então governador Reinaldo Azambuja. O Balanço Geral do Estado é a prestação de contas das ações governamentais desenvolvidas a cada exercício financeiro pelos diversos órgãos e entidades da Administração Pública.

Os parlamentares também devem votar a redação final do Projeto de Lei 155/2023, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB). A proposta trata sobre a cobrança da taxa de serviço no âmbito de Mato Grosso do Sul. De acordo com a proposição, os estabelecimentos comerciais do tipo restaurante, lanchonete, casa noturna, bares, hotéis e congêneres ficam obrigados a informar aos consumidores o percentual cobrado a título de taxa de serviço.

Em segunda discussão, está previsto o Projeto de Lei 165/2023, do deputado Antonio Vaz (Republicanos). A proposta altera dispositivo da Lei 1.810/1997, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado. A alteração trata sobre o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).

Ainda em segunda discussão, deve ser votado o  Projeto de Lei 225/2023, de autoria do Tribunal de Justiça. A proposição modifica a Lei 1.511/1994, que trata sobre o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de MS. A mudança na lei visa instituir gratificação para magistrado titular e residente em comarca de difícil provimento.

Também estão pautados para discussão única os Projetos de Resolução 33/2023, 34/2023 e 35/2023. Os dois primeiros são de autoria do deputado Roberto Hashioka (União) e diz respeito à concessão de Comenda do Mérito Legislativo. Já a terceira proposta, do deputado Marcio Fernandes (MDB), concede Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Serviço

As sessões são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 9h, e pode ser acompanhada ao vivo nos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS). A Ordem do Dia está disponível neste link

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.