Em solene, deputado Hashioka homenageia pessoas ligadas à Segurança Pública de MS
A noite de terça-feira, 3, na Assembleia Legislativa, foi dedicada a pessoas ou entidades que prestam ou prestaram relevantes serviços à Segurança Pública de Mato Grosso do Sul com a entrega da Medalha Coronel PM Adib Massad, instituída pela Resolução 31/2017. Durante a sessão solene, o deputado estadual Roberto Hashioka (União) laureou seis personalidades que se destacaram na área.
Os homenageados do parlamentar foram o coronel bombeiro militar Humberto José Sepa de Matos Filho, o delegado de Polícia aposentado Rinaldo Gomes Moreira, o delegado de Polícia aposentado Venizelos Papacosta Filho, o major bombeiro militar Pablo Diego Barros de Jesus, a tenente-coronel bombeiro militar Tatiane Dias de Oliveira Inoue e o coronel convocado da Polícia Militar José Augusto Castro Bernardes.
Currículo dos homenageados:
O coronel Humberto José Sepa de Matos Filho iniciou sua carreira no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul em fevereiro de 1998. Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e diplomado em Gestão da Sustentabilidade Empresarial pela Universidade de Lüneburg na Alemanha. Dentre as funções exercidas, o coronel foi comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros do 1º Grupamento de Bombeiros – Área Sul de Campo Grande, comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros em Nova Andradina, subcomandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militar em Dourados, comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente em Caarapó, comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militar em Dourados e comandante Metropolitano de Bombeiros em Campo Grande. Atualmente, é diretor administrativo do Ciops em Campo Grande.
O delegado aposentado Rinaldo Gomes Moreira é graduado em Direito pela Universidade do Oeste Paulista. Foi investigador de Polícia do estado de SP por 11 anos. No ano de 2000, assumiu vaga no concurso para Delegado de Polícia de Mato Grosso do Sul, atuando nas cidades de Taquarussu, Batayporã, Nova Andradina, Dourados, Sete Quedas, Paranhos, Fátima do Sul e Campo Grande. Nesta capital atual nas delegacias especializadas Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos de Veículos (Defurv) e Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar). Prestou 30 anos de serviço público, sendo dez deles, em Nova Andradina, e se aposentou como delegado de polícia em 2016.
O delegado aposentado Venizelos Papacosta Filho é graduado em Direito e em Zootecnia, integrou a 1ª turma de Delegados de Mato Grosso do Sul, inaugurando, assim, a Academia de Polícia no Estado. Nomeado em 1984, ingressou nos quadros da Polícia Civil na Comarca de Rio Brilhante, e posteriormente, atuou em Glória de Dourados e Dourados. Comandou as Delegacias Regionais de Naviraí, Corumbá e Nova Andradina, e desempenhou funções na Corregedoria-Geral e na Assessoria de Comunicação da PCMS por duas oportunidades. Assumiu a presidência da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) por um mandato. Com 30 anos de atividades frente à instituição de segurança, aposentou-se em 2014.
O major Pablo Diego Barros de Jesus exerceu diversas funções operacionais em quartéis do Corpo de Bombeiros Militar em Campo Grande entre os anos de 2008 e 2009. Foi comandante do 17º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente em Bataguassu, comandante do 11º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente em Ivinhema e comandante 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente em Nova Andradina. Graduado em Segurança Pública pela Faculdade Estácio de Sá, pós-graduado em Gerenciamento de Segurança Pública pela Universidade Estadual de Goiás e pós-graduando o Curso Superior Bombeiro Militar pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia. Foi condecorado com a medalha Insígnia do Mérito da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul e com a medalha Dom Pedro II do Corpo de Bombeiros Militar de MS. É o atual comandante do Quartel do 3º Grupamento de Bombeiros Militar na cidade de Corumbá.
A tenente-coronel Tatiane Dias de Oliveira Inoue ingressou em 2002 no Corpo de Bombeiro Militar graduando-se pela Academia de Bombeiros Militar da Universidade de Brasília (UnB) no curso de de Engenharia de Combate a Incêndio e Pânico. Pós-graduada em Gestão em Segurança e em Gestão em Segurança, é especialista em Sistema de Comando de incidentes e em Docência de Resgate, dentre outros cursos na área. Recebeu diversas homenagens, como as medalhas Dom Pedro II, de Mérito Tempo de Serviço e de Mérito Policial Militar. Atualmente, é chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar de MS, coordenando e planejando as atividades da Corporação em todo o Estado e comandando a Operação Pantanal 2023, de combate a incêndios florestais no estado.
O coronel convocado José Augusto Castro Bernardes, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, graduou-se em Segurança Pública pela Academia da Polícia Militar de Goiás e pós-gradou-se em Administração do Direito Público pela Unigran. Foi comandante do Pelotão de Fronteira em Bela Vista e em Corumbá, comandante do Pelotão Ambiental em Aquidauana e em Três Lagoas, sub-diretor do Departamento de Operações de Fronteiras, comandante do Batalhão de Nova Andradina, comandante da Polícia Ambiental de Mato Grosso do Sul e chefe de Segurança no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, entre outros. Hoje, é subchefe da Casa Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.