Outubro Rosa: Ação em prol das servidoras traz conscientização sobre a saúde

Imagem: Os testemunhos de Ilma Teodoro, à esquerda, e Eliza Montes reforçaram que a prevenção é importante
Os testemunhos de Ilma Teodoro, à esquerda, e Eliza Montes reforçaram que a prevenção é importante
24/10/2023 - 13:36 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar


Servidoras da ALEMS durante a ação de conscientização de hoje

Integrando a Semana do Servidor, a ação realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) de hoje (24) foi voltada à saúde das mulheres. Por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, presidida pela deputada Mara Caseiro (PSDB) houve palestra com o testemunho de duas pacientes oncológicas, e ainda o ônibus para a realização de exames, até as 17h, em parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems).

A deputada Mara Caseiro também já teve câncer de mama. “Foi em 2015, e eu parabenizo a toda equipe da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet por trazer essas atividades de extrema importância, ouvir esses testemunhos que são muito importantes para acolhermos as mulheres que tem câncer. Também é importante fazer os exames, aproveitem o ônibus hoje. Descobri em uma mamografia, aos 42 anos, procurem o tratamento se for detectado algo. Devemos nos cuidar e nos amar primeiramente”, ressaltou.


A mamografia é disponibilizada no ônubus da Cassems

As ações acontecem no Outubro Rosa, mês em que é realizada a campanha, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. O ônibus disponibilizou dois tipos de exames para a prevenção do câncer em mulheres, sendo disponibilizadas 50 exames de mamografia e 100 exames preventivos, e deste total, 50% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem custo para as servidoras.

Thiago Gonçalves, diretor da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, agradeceu às servidora presentes. “Agradeço a vocês terem aceitado meu convite, isso é um assunto muito importante. Estamos no mês do Outubro Rosa e Eliza Montes e Ilma Teodoro se dispuseram a contarem um pouco da história delas, pensando no bem-estar de vocês. Para mim, se a mensagem atingir a quem está aqui, se uma pessoa absorver, já estará valendo”, relatou.

Conscientização

Eliza Montes contou os desafios que tem depois do diagnóstico. “Eu tinha 38 anos quando descobri inicialmente um nódulo no seio, que eu não tinha ido verificar. Eu tive com 18 nódulos e tive que retirá-los, embora benignos. em seguida, com os exames que tratam de mapear o corpo todo foi descoberto metástase no pulmão e no fígado. Fiz seis ciclos de quimioterapia, e ainda faço a imunoterapia. Meu caso é grave, também tive que fazer a retirada dos ovários para o controle hormonal da doença. Não é só a doença, não é só a queda de cabelo, e com relação a retirada da mama, não adianta em caso de câncer avançado. O fato é que a quimioterapia é a melhor coisa do mundo, ela traz a remissão do câncer. No fígado e no pulmão desmancharam os nódulos e o nódulo do seio calcificou e ainda diminuiu. Eu digo que agora sou oncoinfluenciadora, e falo a vocês para que saibam como é viver um câncer metastático, ser um paciente crônico. Você precisa ressignificar muitas coisas. E reitero aqui a importância de um diagnóstico precoce”, declarou.


A ação de exames acontece no estacionamento da Casa de Leis

Ilma Teodoro teve que realizar a mastectomia total da mama direita e esvaziamento axilar, e contou a experiência desde o diagnóstico. “Já fui servidora aqui e sempre fazia os exames no Outubro Rosa oferecido pela Assembleia. Em 2021 descobri um câncer de mama, que é considerado um dos mais agressivos na escala não hormonal. Com muita coragem e fé, encarei o protocolo de quimioterapia, foram dois ciclos, um tratamento até leve devido ao avanço da medicina. Depois da quimio, também fiz radioterapia e tratamento. E em novos exames não constam recidivas. Há um ano e dois meses o câncer está em remissão. Agora vou aguardar para fazer a reconstrução da mama. O diagnóstico precoce é muito importante. Façam sempre”, orientou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.