Corrida dos Poderes: Com clima agradável, evento reúne 2,5 mil pessoas

Imagem: Festa da confraternização e cuidado com a saúde, a Corrida dos Poderes também foi um evento de inclusão e solidariedade
Festa da confraternização e cuidado com a saúde, a Corrida dos Poderes também foi um evento de inclusão e solidariedade
28/10/2023 - 21:00 Por: Aline Kraemer e Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar


Com o céu aberto e clima ameno, Corrida reuniu 2,5 mil pessoas

(Foto: Aline Kraemer) 

Até o tempo deu uma mãozinha para que a Corrida dos Poderes fosse um sucesso. A chuva ligeira reduziu o calor e, no fim da tarde, os termômetros marcavam 28º C. Com o céu aberto e clima agradável em todos os sentidos, o evento reuniu, neste sábado (28), no Parque dos Poderes, 2,5 mil pessoas, dispostas a fazer do feriado do Dia do Servidor Público um momento de confraternização e cuidado com a saúde. Com concentração, largada, chegada e outras atividades no estacionamento e na rampa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a Corrida foi um momento de festa, diversão para a família, solidariedade e inclusão.

Distribuição de água e frutas aos atletas, incentivo e torcida para que todos concluíssem as provas, presença de crianças, de pets e até de um participante caracterizado como “Velho do Rio” (personagem da teledramaturgia brasileira) ajudam a dar uma ideia de quão agradável foi a Corrida. O evento também se caracterizou pela solidariedade, com arrecadação de brinquedos acima da expectativa, e pela inclusão, com participação de 17 cadeirantes, que realizaram a prova em triciclos com a ajuda de voluntários do projeto “Pernas Solidárias”.


Gerson Claro: "Este evento vai ficar para a história dos Poderes"

(Foto: Luciana Nassar)

Embora muito importante, a confraternização propiciada pelo evento no Dia do Servidor Público não é tudo. Ainda mais relevante é a atenção com a saúde, conforme destacou o deputado Gerson Claro (PP), presidente da ALEMS. “A motivação da Corrida foi a confraternização entre os servidores e com toda a sociedade. No entanto, é mais do que isso. Desde o início, há o cuidado com a saúde. No lançamento, foram realizados exames, e estamos incentivando os servidores a cuidarem da saúde, a fazerem treinamentos. Também vamos buscar acompanhar esses servidores para verificar os resultados dos exames. E continuar fazendo um trabalho de orientação, de informação, via nossas mídias sociais”, afirmou.

O presidente da Casa de Leis também festejou o sucesso do evento, notando que o tempo deu uma boa ajuda. “Deu tudo certo, com uma chuvinha para deixar o clima mais agradável no fim do dia. É muito bom ver pessoas animadas neste ambiente, neste Parque maravilhoso. Este evento vai ficar na história dos Poderes”, comemorou. Ele ainda mencionou o sucesso da arrecadação de brinquedos, estimando que tenham chegado a aproximadamente 3 mil unidades. Os brinquedos foram doados pelos participantes no ato de recebimento de seus kits para a corrida ou caminhada.  

Governador, que fez a primeira corrida após cirurgia, elogia evento

“É uma iniciativa fantástica”, definiu o governador Eduardo Riedel, que participou da Corrida, acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel. Parabenizando a Assembleia Legislativa e demais Poderes, o chefe do Executivo informou que esta é a primeira corrida que participa depois da cirurgia – ele operou o joelho no dia 21 de novembro do ano passado. “Fiquei quase um ano fazendo fisioterapia e estou voltando a correr. Esta é a primeira corrida que eu faço depois da cirurgia. E isso no Dia do Servidor Público. Então, estou muito feliz”.

Riedel ainda disse que foi expressiva a quantidade de brinquedos arrecadados. “Os brinquedos chegaram em volume muito maior do que o esperado. São milhares de sorrisos que vamos ver. Isso é extremamente positivo. A gente chega no final do ano com esse clima de Natal já aparecendo. Vamos distribuir provavelmente uns 10 mil brinquedos para as crianças carentes. Seremos presenteados com milhares de sorrisos”, vibrou o governador.

Solidariedade nas pernas e no coração 


Mineia, as "pernas solidárias" da Rafaela

(Foto: Aline Kraemer) 

Sorrisos já estavam sendo distribuídos no evento desta tarde. E quem presenteou um deles foi Rafaela Duarte Chimenes, feliz com a festa da inclusão. A seu lado estava Mineia de Lima Barbosa, voluntária do projeto “Pernas Solidárias”. “Nós chamamos as crianças cadeirantes de atletas. Nós as colocamos em triciclos para conduzi-las na corrida. Nós não entramos com a intenção de competir. A gente leva as crianças para conhecer o esporte, a corrida, na intenção de inclusão e de diversão”, explicou Mineia. “São dois voluntários por triciclo. Quando um se cansa, o outro assume. E todas as crianças ganham medalhas e kits como atletas mesmo”, acrescentou.

Ex-jogador de grandes clubes também se aventurou na Corrida

Lateral-direito e volante com camisas de grandes clubes, como São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Cruzeiro, o ex-jogador Jean Raphael Vanderlei Moreira também participou da Corrida dos Poderes. Antes da largada, o atleta atendeu à imprensa e disse que “iria se aventurar” em um esporte que não é o seu. “É a primeira vez que vou me aventurar numa corrida" relevou. E brincou: "Vamos ver como vai ser minha performance”. Ele também destacou a importância do evento e disse que esse trabalho precisa continuar.

Em um evento para todos, vários são premiados

Depois de muito suor e pernas cansadas, todos tiveram um momento para relaxar ou gastar um pouco mais da energia restante ao som dançante da banda Banda Sampri. Também houve sorteios de prêmios, como bicicletas e óculos de corrida. E... o mais esperado: o anúncio dos vencedores. E foram vários. 

O atleta que completou a prova dentro do tempo máximo previsto, em qualquer categoria, recebeu uma medalha de participação. Foram premiados com troféus os cinco primeiros colocados nos percursos de 5 e 10 quilômetros nas categorias feminino e masculino geral, e feminino e masculino servidor público. Também receberam troféus os três primeiros colocados conforme a faixa etária (confira a relação dos ganhadores depois da matéria). 

Realização

Com apoio da ALEMS e outros órgãos, a Corrida dos Poderes foi realizada pela Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul (FAMS). Também são apoiadores o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas, a Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Além do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro, e do governador Eduardo Riedel, o evento contou com a participação da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), dos deputados estaduais Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Junior Mochi (MDB), Coronel David (PL) e Paulo Corrêa (PSDB), dos deputados federais Beto Pereira (PSDB), Dr. Luiz Ovando (PP) e Geraldo Rezende (PSDB), entre outras autoridades. 

Outras informações sobre a Corrida dos Poderes podem ser conferidas no site oficial do evento (clique aqui).  

Confira abaixo a relação dos vencedores:

Percurso de 5 quilômetros

Servidora – Feminino

1º lugar: Adriely Barbosa de Oliveira

2º lugar: Thaís Delazari

3º lugar: Ana Ferreira

4º lugar: Raphaela Schiemann

5º lugar: Pâmela Vettorazzi

Servidor – Masculino

1º lugar: Samael Medeiros Coelho Cavalcante

2º lugar: Johnathan Santos

3º lugar: Allain Salomão

4º lugar: Raphael Noleto Auad de Gomes

5º lugar: Mariel Fernandes de Melo

Geral – Masculino

1º lugar: Maicon Gomes

2º lugar: Claudemir Gomes da Silva

3º lugar: José Ferreira da Silva

4º lugar: Fernando Figueira

5º lugar: Aislan Felício Miranda

Geral – Feminino

1º lugar: Ana Laura Rios

2º lugar: Fernanda Ferreira

3º lugar: Karine Silva Stefanini

4º lugar: Amanda Magon

5º lugar: Murjaci Suely Pereira da Silva

Percurso de 10 quilômetros

Feminino

1º lugar: Alvanis Cardozo

2º lugar: Acy Mary Dib

3º lugar: Rosimeire Daniel da Silva

4º lugar: Janaína Patrícia Rodrigues

5º lugar: Jordana Pereira Lopes Goulart

Masculino

1º lugar: Éderson Rodrigo de Jesus

2º lugar: Nelcio da Silva Antonio

3º lugar: Alessandro Santos

4º lugar: Agnaldo Moura de Menezes Júnior

5º lugar: Igor Matheus Gomes Silva

Também houve premiação aos primeiros colocados por faixa etária.  

Leia mais:

Corrida dos Poderes: Entrega dos kits acontece nesta sexta-feira na Casa de Leis

Servidores se preparam para Corrida dos Poderes e até aposta desafia colegas de setor

Dia do Servidor: Deputados recebem kits para a Corrida dos Poderes

Em menos de 2 horas, termina 1⁰ lote de inscrições para Corrida dos Poderes

Com expectativa de reunir 2 mil pessoas, Corrida dos Poderes dá largada às inscrições

Lançamento da Corrida dos Poderes será na próxima quarta-feira

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.