Zeca reforça pedido de concurso para a Agraer e apresenta demandas da Agricultura Familiar
O deputado estadual Zeca do PT voltou a acionar o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Administração, solicitando informações à respeito de seu pedido para realização de concurso visando reforçar o quadro de servidores da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
No último dia 18 de outubro, em reunião da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT afirmou que apresentou a demanda de aumentar o quadro efetivo da Agraer ao Executivo Estadual. "Conversei com o governador Eduardo Riedel, que se comprometeu de realizar estudo para contratação através de processo seletivo de cerca de cem funcionários para trabalharem na Agraer".
Para dar encaminhamento ao pedido, Zeca acionou a secretária de administração, Ana Carolina Nardes, e o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, questionando a previsão para realização de concurso ou processo seletivo para atender a grande demanda da Agraer no Estado.
A quantidade de funcionários na Agência reduziu pela metade nos últimos 20 anos, passando de 863 profissionais para os atuais 432, de acordo com o diretor-presidente da entidade, Washington Willeman de Souza. Ele detalha que 20% desses profissionais têm idade próxima de 60 anos, devendo se aposentar em breve.
“A reestruturação da Agraer é de extrema importância”, avaliou Washington Willeman. De acordo com ele, cinco municípios estão com escritórios fechados por não ter funcionários. “Profissionais de outros municípios precisam se deslocar para dar assistência. E há vários municípios com um único servidor que, para fazer uma visita a um produtor, fecha o escritório”, acrescentou.
Pedidos para a Agricultura Familiar
Zeca do PT também apresentou pedidos em sessão ordinária para atender agricultores familiares de Mato Grosso do Sul. Para a comunidade quilombola Santa Tereza, situada no município de Figueirão, Zeca acionou a Agraer solicitando uma patrulha mecanizada com implementos que fique à disposição dos trabalhadores.
O parlamentar também protocolou pedido na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística solicitando reforma de pontes de madeira situadas na MS-345, além de cascalhamento e patrolamento dessa estrada que liga o município de Aquidauana aos assentamentos Indaiá I e II.