Deputado Pedrossian Neto media busca por solução para a crise dos produtores rurais em MS
O deputado Pedrossian Neto (PSD) tem discutido e buscado forma de solucionar a crise que afeta os produtores rurais de Mato Grosso do Sul. Na semana passada, conversou com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, junto com o governador do Estado, Eduardo Riedel, por videochamada.
Na ocasião, o ministro afirmou que, até o fim de março, o governo federal deve anunciar medidas para flexibilizar contratos e financiamentos dos produtores. “No caso de quem contratou um FCO, que é o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, a ideia é que a gente possa fazer a prorrogação desses contratos, para que o valor principal de 2024 seja jogado para o final do contrato e dentro deste ano pagaria-se apenas os juros”, citou como uma das possibilidades de flexibilização que o ministro analisa.
O caso acima citado seria para contratos cujos prazo de encerramento termine em até três anos. Já os com período maior para pagamento, a ideia seria estabelecer uma norma na qual as parcelas de 2024 sejam diluídas nas demais parcelas do contrato.
“Isso pode trazer um alento, principalmente para os que estão muito pressionados com o pagamento até o fim de março. Logicamente que isso não resolve o problema climático e de preços no setor, mas é importante termos resiliência nesse momento, e que o governo federal, através dessas medidas, possa apoiar o produtor e a gente passar essa crise”.