Na tribuna, deputado Pedro Kemp faz registro dos avanços do governo Lula

Imagem: Os programas Mais Médico, Farmácia Popular e Bolsa Família também foram citados pelo parlamentar
Os programas Mais Médico, Farmácia Popular e Bolsa Família também foram citados pelo parlamentar
20/03/2024 - 11:28 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

Na sessão desta quarta-feira (20), o deputado Pedro Kemp (PT) fez uso da tribuna para registrar as ações do governo Lula voltadas às pessoas, cidades, campo, meio ambiente, economia e infraestrutura. Para o parlamentar, o presidente da República tem se revelado uma importante liderança internacional, ao atuar no combater a fome com responsabilidade ambiental.  

Sobre o aspecto da economia, Kemp rebateu as projeções pessimistas para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). “O mercado estava pessimista com o crescimento, porém, a economia teve o índice de 2,9% em 2023, o que significou mais que o dobro estimado nas projeções”.

O deputado salientou o índice de 4,62 da inflação, que ficou dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2023. “É importante dizer que inflação alta corrói os salários da classe trabalhadora. E com relação a balança comercial, o aumento foi de 60% em 2023 e fechou com saldo positivo de US$ 98 bilhões. Esse valor foi recorde e o maior desde 1989”.

No quesito cuidado com as pessoas, o parlamentar citou a taxa de desemprego. “De acordo com o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], o desemprego no país baixou a 7,7%”. O índice foi o menor registrado desde fevereiro de 2015, quando a taxa era de 7,5%.

Os programas Mais Médico, Farmácia Popular e Bolsa Família também foram citados como avanços do atual governo. “Com a retomada do programa, tivemos o crescimento de 85% no número de médicos atendendo a população. O reajuste da merenda escolar foi de 48%. Novos medicamentos foram inseridos na Farmácia Popular, inclusive, com vários distribuídos gratuitamente. O maior valor pago às famílias pelo Bolsa Família foi em 2023, R$ 680, um crescimento de 12%”, destacou.

Na agricultura, 98 novos produtos agrícolas brasileiros foram inseridos no mercado exterior. “Muitos criticam as viagens de Lula para outros países e não falam do resultado positivo delas. Ele vai buscar investimentos do exterior para o país e abrir novos mercados aos produtos brasileiros, gerando empregos e recursos ao país”.     

Kemp destacou ainda o maior Plano Safra da história do Brasil e o combate ao desmatamento, principalmente na região amazônica. “Houve a queda de 22% no desmatamento da Amazônia, o que é bastante significativo, pois mostramos que é possível combinar crescimento econômico, distribuição de renda, combate a fome e sustentabilidade ambiental”, disse.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.