Adoção de critérios para novas datas no calendário de eventos é aprovada na CCJR

Imagem: Deputado Pedrossian Neto durante reunião da CCJR.
Deputado Pedrossian Neto durante reunião da CCJR.
20/03/2024 - 11:35 Por: Mayara Bueno, Assessoria   Foto: Eduardo César, Assessoria

Proposta pelo deputado Pedrossian Neto, a adoção de critérios para criação de novas datas no calendário oficial de Mato Grosso do Sul foi aprovada pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final), durante a reunião desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado.

A ideia é que, antes da proposição de leis criando novas ‘datas-eventos’, possa ser feita audiência ou consulta pública para saber o que a população acha sobre o assunto.

“A ideia é tornar mais relevante o debate que, muitas vezes, está banalizado, que é a elaboração de projetos de lei estabelecendo datas e eventos comemorativos”.

Para o parlamentar, há um excesso de projetos de lei criando determinados dias. E isso faz com que, em certas datas, existam três comemorações diferentes pelo menos, por exemplo.

Segundo o texto, a ideia é que eventual proposta legislativa sobre datas e novos eventos ouça diretamente às pessoas envolvidas no tema, por meio de consulta ou audiência.

O assunto precisa ter “alta significação e representatividade” para públicos específicos ou população em geral. Agora, após colhimento do voto do suplente do deputado e também da presidente da CCJR, Mara Caseiro, o projeto de lei será pautado para votação em primeira discussão.

    

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.