Dia Mundial da Conscientização do Autismo é oportunidade de fortalecer a inclusão
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), em mensagem por ocasião do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta terça-feira (2), destacou a necessidade de reflexão sobre as atitudes em relação aos milhões de indivíduos e famílias que vivem com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
“Mais que uma data de celebração, é uma oportunidade de reflexão sobre as nossas atitudes em relação aos 70 milhões de autistas em todo o mundo, dos quais dois milhões são brasileiros. É fundamental transformar a inclusão num valor permanente. Que seja uma regra e não apenas uma exceção virtuosa. Que a sensibilidade, a tolerância e o amor que os autistas irradiam nos inspirem a sermos pessoas melhores”, disse Gerson, na abertura da sessão ordinária.
Em 2010, foi instituído em Mato Grosso do Sul, pela Lei 3.721, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), o Mês Abril Azul, voltado para a conscientização sobre o autismo. As campanhas são realizadas anualmente, com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil sobre o TEA. “Trazer o autismo para o centro das atenções, educando o público sobre essa condição de neurodesenvolvimento, pode ajudar a reduzir o estigma e os equívocos em torno da condição”, afirmou Vaz.
Inclusão
Ao longo deste mês, a Comunicação Institucional da ALEMS divulga em todos os canais oficiais informações relacionadas ao autismo, como causas, tratamentos, entre outras, com o objetivo de promover a inclusão. Com o livro digital "Corria no Pantanal uma Ema - Um conto sobre as diferenças", produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, o leitor é convidado a acolher e compreender as diferenças que envolvem esse "jeito único e especial de ver o mundo". Para acessar o livro gratuitamente, clique aqui.
Livros digitais
A coleção “Cidadania é o Bicho” aborda, em linguagem para crianças e pré-adolescentes, questões relativas aos direitos humanos. Combate à violência contra mulheres e ao abuso infantil, respeito aos idosos, igualdade de gênero, ações antirracistas e conscientização sobre o autismo são alguns dos temas já abordados.
Todas as edições são ilustradas com animais que remetem ao Pantanal Sul-mato-grossense, para que, de forma lúdica, também seja valorizada a cultura regional. Para acessar a coleção, clique aqui.
Leia mais:
Projeto de Lei visa prevenção ao bullying contra alunos com autismo
ALEMS apoia ação em alusão ao Dia de Conscientização do Autismo
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.