Deputado ressalta importância da criação do Sistema Estadual de Esporte

Imagem: O deputado Professor Rinaldo Modesto destacou a importância do esporte para todos em sua fala
O deputado Professor Rinaldo Modesto destacou a importância do esporte para todos em sua fala
15/05/2024 - 11:17 Por: Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães

Na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta manhã (15), o deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) falou sobre recente participação em audiência pública realizada em Terenos sobre a possibilidade de implantação do Sistema Municipal do Esporte. “Com o advento da Lei 14.597/2023, a Lei Geral do Esporte, participei com os interessados e envolvidos em Terenos de audiência pública para implantação do sistema municipal naquele município. Falamos também sobre a criação do sistema estadual, primeiro porque o esporte é vida, previne violência, dependência química e investir no esporte é investir na formação da nossa juventude e nossos cidadãos”, relatou.

“Elaboramos um documento para que o Governo do Estado implemente uma política perene para o Esporte, uma política pública de Estado, e não de Governo, pois as pessoas ficam. O sistema estadual baseado na lei nacional já foi formalizado nos estados do Paraná [PR] e em Minas Gerais [MG]. Aqui em Campo Grande já temos também o sistema municipal, e Terenos que implantar seu sistema. Isso possibilita cada vez mais entretenimento para a nossa juventude”, ressaltou o deputado Professor Rinaldo Modesto.

O deputado ainda destacou a importância da criação do sistema. “A ideia é justamente permitir, que assim como existe o Sistema Único de Saúde [SUS], e o Sistema Único de Assistência Social [SUAS], em que cada ente federativo é responsável pela gestão, a união cuida do macro e os Estados nesse sistema e os municípios e estados cuidam do que for de sua responsabilidade. É importante algo organizado de forma relacionada ao mesmo tempo, a representatividade no conselho municipal e conselhos estaduais, concedendo a possibilidade de avançar cada vez mais nesse tema aqui no Estado”, considerou.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.