Propostas atualizam o Estatuto e o Plano de Cargos e Carreira da ALEMS
O Estatuto e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores Públicos do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso do Sul deverão ser atualizados, conforme dispõem, respectivamente, os Projetos de Lei 152/2024 e 153/2024, protocolados nesta terça-feira (9) pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALEMS).
Entre as mudanças no Estatuto, estão a equiparação de encargos especiais entre os servidores efetivos e os comissionados e a ampliação dos direitos das servidoras gestantes. Já o Plano de Cargos e Carreiras prevê reformulação do quadro de pessoal, que resultará em redução de 46% no número de cargos efetivos na Casa de Leis.
As revisões do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e do Estatuto ocorrem após 12 anos de vigência das Leis 4.090 e 4.091, de 28 de setembro de 2011, que instituíram, respectivamente, as duas normativas. As propostas, que devem ser votadas antes do recesso parlamentar, resultam do trabalho de comissão de servidores, que realizou os estudos e elaborou as atualizações das duas leis. Entre os integrantes da comissão, havia representantes indicados pelo Sindicado dos Servidores da ALEMS (Sisalms).
“O presente projeto buscou evitar repetições normativas desnecessárias entre o novo plano de cargos e o estatuto, direcionando cada norma para seu escopo específico e prevenindo conflitos entre as duas legislações”, afirma a Mesa na justificativa da proposta. “Além disso, o projeto prevê a normatização de diversos regulamentos, resultando em uma ‘espécie de codificação’ abrangente dos direitos dos servidores em apenas duas normas: o estatuto e o plano de cargos”, acrescenta.
Estatuto
Entre as alterações do Estatuto, está a “correção de antiga distorção que diferenciava o percentual dos encargos especiais entre os servidores efetivos e os servidores comissionados”. Esses percentuais serão equiparados, o que ocorrerá gradualmente.
Outra mudança diz respeito à ampliação dos direitos das servidoras gestantes e àquelas que adotarem ou obtiverem a guarda judicial para fins de adoção de criança ou adolescente. A licença, de 120 dias, conforme previsto a Lei 4.091/2011, aumentará para 180 dias, sem a necessidade de pedido administrativo para prorrogação.
Plano
Em relação ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração é proposta a restruturação do quadro de pessoal, resultando em redução significativa da quantidade de servidores. “Estamos propondo a extinção imediata de 371 cargos efetivos, além de mais 54 cargos que serão gradualmente extintos à medida que vagarem, totalizando uma redução de 425 cargos. Essa medida resultará em uma economia mensal de R$ 1.996.018,22 em despesas autorizadas”, diz o texto da justificativa do projeto.
Tramitação
Os dois projetos devem ser apresentados na sessão plenária desta quarta-feira (10). Todo o trâmite deve ser realizado até a próxima semana e as duas propostas votadas em Plenário antes do recesso, que tem início no dia 17 deste mês.
(Matéria atualizada às 18h10 para acréscimo de informações)
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.