Hashioka entrega Comenda Asa Branca em homenagem ao Dia da Comunidade Nordestina
Em homenagem à comunidade nordestina em Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene de concessão da Comenda Asa Branca na tarde desta terça-feira, 9, no Plenário Deputado Júlio Maia. O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) entregou a honraria a dois representantes da região Nordeste.
O primeiro homenageado foi José Aldo de Gusmão, que chegou ao estado em 1982 em busca de oportunidades. Nascido em Porto Calvo, Alagoas, cresceu em Aracaju, capital do Sergipe, e estabeleceu residência em Dourados (MS). Casado há 36 anos com Aparecida Gusmão e pai de dois filhos: Pablo e Ítalo. Formado em Direito, há 30 anos atua como Consultor de Vendas de máquinas pesadas e máquinas agrícolas.
Também foi homenageado na sessão solene, in memoriam, Francisco Martins Cardoso, o Chico Manaus, que nasceu em 1931 no município de Uauá, no Estado da Bahia. Sua trajetória foi de muito trabalho desde pequeno. Chegou ao Porto Primavera em 1965 para trabalhar com transporte de madeira e, em 1970, mudou-se para Nova Andradina (MS) em busca de novos desafios. Trabalhou como taxista e atuou na compra e venda de gado. Nome respeitado no município, faleceu aos 90 anos, deixando saudades aos cinco filhos, 17 netos e 13 bisnetos. Chico Manaus foi representado pelos filhos Edison e Edina e pelo genro Ovídio.
Durante o evento, os homenageados eram apresentados com poesia em formato de cordel, muito popular na cultura nordestina, pelos repentistas Roberval Cunha e José Edson Barbosa de Morais e escritos pelos cordelistas Luiz Vicente da Silva e Jairo Luiz da Silva. A sessão contou ainda com a apresentação de dança do Grupo Amigos de Tradições Nordestinas e performance musical do Grupo Terra Seca.
Sobre a Comenda – Instituída pela Resolução 27/2017, a honraria foi criada para homenagear personalidades nascidas no Nordeste do Brasil, ou seus filhos, e entidades que tenham contribuído ou contribuem para o desenvolvimento em qualquer setor ou para a preservação e a manutenção da cultura nordestina no Estado de Mato Grosso do Sul. O Dia da Comunidade Nordestina no MS é comemorado em 13 de junho, conforme Lei Estadual 5.069/2017.