Sustentabilidade em obras na ALEMS conferem protagonismo em preservação ambiental
O estacionamento vertical e o refeitório são duas obras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sustentáveis, que diminuem o impacto ambiental à área, preservando a vegetação do local. O estacionamento está sendo construído de forma vertical, no mesmo local onde do estacionamento anterior. O refeitório integrará árvores nativas, conferindo aconchego à modernidade implementada na construção. É a Casa de Leis preservando o verde, a fauna e a flora local.
Em vistoria as duas obras nesta manhã (11), o deputado e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP), junto ao 1º secretário da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), destacaram os principais pontos de cada projeto.
Gerson Claro falou sobre a integração da natureza com os espaços físicos. “É um privilégio podemos visitar essa obra com a fala do pessoal da equipe responsável, de que esse ano já tem entrega do refeitório. Também é um privilégio termos um engenheiro, que é nosso 1º secretário. A iniciativa da gente fazer esse estacionamento vertical, preservando o meio ambiente, as árvores e tudo como estão, e ainda integrando ao refeitório, com essas árvores. Nós estaremos num ambiente muito gostoso com a possibilidade de fazer a refeição e estar ao mesmo tempo debaixo de uma árvore, é um negócio muito legal”, destacou.
“Estou muito feliz em poder acompanhar o desenrolar dessa obra aqui espero que a gente possa entregar em breve aos servidores e a população também um estacionamento moderno aqui no Parque dos Poderes, que eu tenho certeza que é, mais uma vez o protagonismo da Assembleia Legislativa dando um norte para aquilo que nós queremos no nosso Parque dos Poderes”, considerou o presidente Gerson Claro.
Na obra do refeitório, o deputado Paulo Corrêa, 1º secretário da ALEMS destacou a obra pioneira da gestão Gerson Claro e Paulo Corrêa, junto aos deputados dessa legislatura. "Esse refeitório é uma solicitação antiga, uma obra de estrutura metálica misturada com alvenaria, uma obra supermoderna que aconteceu pela solicitação do presidente para preservar todas as árvores, incluindo essas duas que estarão integradas nesse espaço. Essa e a outra ali. Será uma coisa muito legal, um espaço em que os colaboradores da Assembleia Legislativa poderão fazer suas refeições e também, nós, deputados”, relatou.
“Visitamos anteriormente o que a gente chama de nosso estacionamento, onde está sendo feito uma cortina de estacas para que possa possibilitar a retirada da terra em seu interior, pois teremos um subsolo, também respeitando o meio ambiente. Com nenhuma árvore tirada, a gente fica muito feliz”, concluiu o deputado e 1º secretário, Paulo Corrêa.
João Paulo Coelho Minzon, secretário de Infraestrutura da ALEMS, detalhou aspectos sobre a obra do estacionamento vertical. “Antes do início da obra, tínhamos cerca de 250 vagas ao todo, com o projeto concluído, teremos 570 a 590 vagas, contando as vagas para motos. Um projeto que respeita todas as leis ambientais, um cuidado que a Assembleia tem em sempre olhar pelo meio ambiente, inclusive com plantio de árvores, que fizemos mês passado aqui na Casa de Leis. Então, esse é o cuidado principal que nós temos que ter aqui com a nossa Casa”, ressaltou.
O arquiteto e urbanista Neder Schabib Peres abordou aspectos utilizados nas obras. “São duas obras, a obra do refeitório e a obra do estacionamento. As duas partiram o princípio de preservar com a consciência de que aqui é uma área que precisa de um cuidado ambiental maior. Mantivemos as espécies nativas e também estamos trabalhando com o replantio de árvores para compensar qualquer área impermeabilizada que a gente fizer aqui. São projetos ambientalmente conscientes no aspecto da minimização dos impactos de carbono que essas obram geram. Aqui no refeitório a gente está usando estrutura metálica, no estacionamento, utilizamos o pré-fabricado, que são métodos construtivos que, pela industrialização dos processos, conseguem diminuir o desperdício da obra, também temos as normas de acessibilidade atendidas no refeitório e estacionamento”, detalhou.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.