Acadêmicos indígenas da UFGD visitam ALEMS e apresentam reivindicações

Imagem: Cerca de 40 acadêmicos assistiram a sessão plenária desta quinta-feira (8)
Cerca de 40 acadêmicos assistiram a sessão plenária desta quinta-feira (8)
08/08/2024 - 11:22 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Acadêmicos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), estiveram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) na manhã desta quinta-feira (8), para conhecer o funcionamento da Casa de Leis, os trabalhos parlamentares e apresentaram várias reivindicações. Eles foram recebidos pelo deputado Pedro Kemp (PT).


O curso é voltado para a formação de professores das etnias Guarani e Kaiowá

O curso é voltado para a formação de professores das etnias Guarani e Kaiowá, nas áreas de Matemática, Ciências da Natureza, Linguagem e Ciências Humanas. “Entendemos a importância de promover a inclusão e a representatividade dos povos indígenas nos espaços de poder e decisão. A visita é uma oportunidade enriquecedora para compreender o sistema legislativo, bem como o papel do Parlamento na formulação de leis, especialmente, que impactam diretamente os povos originários”, disse a professora Maysa Ferreira da Silva.        

O acadêmico Sidimar Franco Aquivel, representante do Conselho Universitário, informou que uma carta de reivindicações foi elaborada pelos alunos e será entregue aos deputados. “Temos vários pedidos, mas o principal se refere ao mercado de trabalho. Vamos nos formar e a preocupação é a participação no mercado. Sabemos que o desemprego agrava a vulnerabilidade da população indígena”, disse.

Sidimar Franco Aquivel, que irá se formar neste ano, comentou que os alunos defendem a disponibilização de vagas aos indígenas. “Como uma forma de inclusão, é importante a realização de vestibular específico para estudantes indígenas e vagas de emprego também. Queremos o apoio para que sejam implantadas políticas públicas para que todos os indígenas tenham oportunidade de entrar nas universidades e no mercado de trabalho”, falou a aluna.

Durante a sessão ordinária, Pedro Kemp fez a leitura da carta de reivindicações. “Algumas poderão ser atendidas por meio de emendas parlamentares e outras serão encaminhadas aos órgãos responsáveis”. Segundo o deputado, em 2023 o curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu já formou 331 professores indígenas para atuarem nos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio. Dos 581 docentes atuantes nas escolas indígenas com ensino superior, 57% foram formados pela UFGD.

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