Executivo encaminha ratificação ao Protocolo de Intenções do Consórcio do Brasil Central

Imagem: Os projetos enviados pelos outros Poderes são lidos no Expediente pelo 1º secretário da ALEMS, deputado Paulo Corrêa
Os projetos enviados pelos outros Poderes são lidos no Expediente pelo 1º secretário da ALEMS, deputado Paulo Corrêa
28/08/2024 - 14:13 Por: Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães

Entre as quatro matérias encaminhadas à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) pelo Poder Executivo, o Projeto de Lei 182/2024, ratifica o acréscimo de dispositivo ao Protocolo de Intenções do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, ratificado e publicado com a Lei 4.755, de 5 de novembro de 2015. O objetivo é permitir que o Consórcio possa promover auxílio humanitário, mediante aprovação da Assembleia Geral dos Governadores do Distrito Federal e dos Estados signatários, e por rateio a ser promovido pelos entes federados consorciados que optarem por contribuir em situações de grave calamidade pública por meio do BrC. Os projetos seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Autorização

Os demais projetos em tramitação na ALEMS, de autoria do Poder Executivo, são para autorizar doação de áreas em Mato Grosso do Sul (ALEMS). O Projeto de Lei 183/2024 autoriza o Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Poder Executivo Estadual, a doar, com encargos, ao município de Camapuã-MS, o imóvel de sua propriedade que especifica, e dá outras providências. O motivo da doação é a regularização da utilização do imóvel em que funcionava a extinta Escola Estadual Abadia Faustino e Inácio, e onde está instalada e em funcionamento a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que presta proteção social a famílias e a indivíduos em situação de risco e de vulnerabilidade social.

O Projeto de Lei 184/2024 autoriza o Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Poder Executivo Estadual, a doar, com encargos, ao município de Coxim-MS, o imóvel de sua propriedade que especifica, e dá outras providências. O pedido de doação definitiva do imóvel objeto da matrícula 2.183, é para transferir ao município de Coxim a propriedade do imóvel e das construções onde está instalada a Escola Estadual Semiramis Carlota Benevides da Rocha - Extensão Piracema, que desde o ano de 2022, atende somente estudantes da Rede Municipal de Ensino de Coxim sob a denominação de Escola Municipal Marechal Rondon - Extensão Piracema.

A última matéria foi o Projeto de Lei 187/2024, que tem o objetivo de buscar autorização legislativa para que o Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Poder Executivo Estadual, possa doar, com encargos, ao Município de Sonora-MS os imóveis urbanos de sua propriedade, para fins de regularização dominial da propriedade dos imóveis onde foram construídas e estão em funcionamento as sedes dos Poderes Executivo e Legislativo daquela municipalidade.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.