Deputados falam da importância de conhecer Manobra de Heimlich para salvar vidas
Uma bebê de 2 meses foi salvo de uma situação de engasgo ontem, em Bataguassu. A própria mãe realizou a Manobra de Heimlich, orientada pelo bombeiro Daniel Teixeira Alexandre, por meio de ligação ao 193. Na sessão ordinária desta quinta-feira (12), os deputados abordaram a importância de conhecer e divulgar a técnica de salvamento.
O debate teve início com o deputado Caravina (PSDB), que apresentou Moção de Congratulação ao soldado Teixeira pelo ato heroico ao salvar a vida do recém-nascido. “A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. O procedimento desempenhado pelo soldado Daniel Teixeira Alexandre foi crucial para salvar o bebê, por isso merece o reconhecimento da Assembleia Legislativa”, afirmou.
Em seguida, Pedro Kemp (PT) destacou a necessidade urgente da aprovação do Projeto de Lei 67 de 2024, que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes ilustrativos sobre o método conhecida como “abraço da vida”, em nos hotéis, restaurantes, salões de festas e nas praças de alimentação dos shopping centers.
Os cartazes deverão conter ilustrações passo a passo sobre a Manobra de Heimlich, constar os números de telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) e do Corpo de Bombeiros (193) e a seguinte mensagem: “Este é um serviço de utilidade pública e as informações aqui contidas destinam-se exclusivamente à aplicação em situações emergenciais que coloquem a vida em risco imediato, devendo ser tratadas com toda a seriedade e respeito".
A deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativa Senador Ramez Tebet, informou que será oferecido um curso aos servidores do Parlamento Estadual. “Estamos organizando o curso para capacitar as pessoas a lidarem com essa situação de risco e emergência, seja para si mesmas, familiares ou colegas”, ressaltou.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.