Sem Fabios, DOC ‘Esmalte no Alimento’ e livro inspirado em canção no Fazendo Arte
A edição do programa Fazendo Arte, que entra na grade da TV ALEMS nesta quinta-feira (7), às 18h45, tem bastante variedades, como campanha de combate ao feminicídio, homenagens a advogados e profissionais da Educação Superior, centenário da violeira Helena Meirelles, visita de grêmio estudantil à ALEMS, romance inspirado em canção do artista Lenine, doação de sangue, regulamentação dos 45 anos da profissão de biólogo, documentário sobre o trabalho de cinco mulheres produtoras no Assentamento Itamarati e som autoral com o cantor e compositor campo-grandense Sem Fabios.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tem trabalhado intensamente para combater o feminicídio no Estado e por isso se tornou parceira na campanha ‘Todos por elas’, junto ao Poder Judiciário e o governo de MS, com o intuito de garantir o fim desse crime. Dados da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Seusp) apontam que entre janeiro e julho de 2024 foram registradas mais de 11 mil ocorrências de violência doméstica.
Advogados inscritos na OAB e que prestam serviços em Mato Grosso do Sul, costumam ser homenageados com a Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antônio Siufi em sessão solene alusiva ao Dia Nacional do Advogado, celebrado em 11 de agosto. Siufi nasceu em Campo Grande em 1932 e faleceu em 14 de março de 2011. Ele se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi promotor de Justiça, professor universitário e ainda procurador-geral adjunto do Estado; também publicou livros, foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) e um dos autores do hino de Mato Grosso do Sul.
Em alusão ao Dia Estadual da Educação Superior, celebrado em 21 de agosto, e instituído por meio de lei, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por intermédio do deputado Lidio Lopes (Patriota), realiza sessão solene anualmente para a entrega da Medalha Darcy Ribeiro e da Comenda Pedro Pedrossian a pessoas que trabalham para o engrandecimento do ensino superior no estado.
Helena Meirelles
Reconhecida mundialmente pelo talento como violeira, Helena Meirelles completaria 100 anos em 13 de agosto de 2024. O legado da ‘Dama da Viola’, como era conhecida a grande artista da música regional de fronteira, e sua representatividade no universo musical sul-mato-grossense, principalmente para as mulheres musicistas, são celebrados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com medalha e diploma de honra ao mérito legislativo em homenagem ao seu centenário.
Já os alunos da Escola Estadual Aracy Eudociak, localizada no Jardim Tijuca, em Campo Grande, participantes do grêmio estudantil ‘Revolução dos Estudantes’, visitaram a Assembleia Legislativa para conhecerem as atividades do Legislativo Estadual. Eles foram recebidos pela deputada Gleice Jane (PT).
A escritora Nãnashara Boehm lançou o livro ‘Das saudades que eu sinto’ no Museu da Imagem e Som de Mato Grosso do Sul (MIS) no início de outubro. O primeiro romance de Nãnashara na verdade é sua terceira publicação e tem como inspiração uma música do cantor Leoni. Nascida no Rio de Janeiro, ela mora em Corumbá desde 2009, mas já morou anteriormente em Mato Grosso do Sul, entre 1999 e 2003.
A ALEMS tem um forte compromisso em apoiar atividades sociais, incluindo a doação de sangue. Em colaboração com a rede Hemosul, as ações de doação são organizadas anualmente, por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Neste ano, foi realizada na metade de agosto.
Biólogos, DOC e música
O reconhecimento da profissão do biólogo celebrou 45 anos em 2024, já que em 3 de setembro de 1979 foi sancionada a lei federal 6.684, que garante respaldo legal a esses profissionais. A ALEMS prestou homenagem com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito CRBIO-01.
No dia 17 de setembro foi lançado no MIS, em Campo Grande, o documentário ‘Esmalte no Alimento’, produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo. Com duração de pouco mais de 20 minutos, a produção é o registro audiovisual, por meio de depoimentos, da vida e do trabalho de cinco mulheres produtoras rurais no Assentamento Itamarati, localizado em Ponta Porã, município que faz fronteira com Mato Grosso do Sul. O jornalista Sérgio Carvalho, roteirista e diretor do documentário, e a diretora executiva Gabriela Oliveira Xavier, falam ao Fazendo Arte a respeito do projeto.
Encerrando o programa, o cantor e compositor campo-grandense Sem Fabios apresenta sua mais recente canção ‘A crise’, que fala a respeito da depressão.
Fazendo Art
Para valorizar o universo cultural regional, o programa ‘Fazendo Arte’ mostra produções sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense. Produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido na TV ALEMS pelo canal 7.2 nas terças às 18h15, quintas às 18h45, sábados às 13h30 e domingos às 22h. Também pode ser visto na playlist da atração no YouTube da Casa de Leis.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.