No dezembro verde, ongs de proteção animal recebem emendas de Paulo Duarte
As emendas, no valor de R$ 50 mil, cada uma, foram liberadas na última sexta-feira (20) para duas ongs de proteção e resgate de animais na região pantaneira. Os recursos provenientes de emendas parlamentares do deputado estadual Paulo Duarte (PSB) irão contribuir para o salvamento, proteção e castração de animais em situação de abandono e maus tratos em Corumbá e Ladário.
Uma das instituições beneficiadas é a Associação Mais Pantanal-GAPA, que utilizará a verba para a compra de anestésicos para recomeçar os trabalhos de castração de cães e, em especial, de gatos. De acordo com a Presidente do GAPA, Zenilda Torres da Conceição, a associação tem um termo de cooperação com a prefeitura de Corumbá e, em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município são feitas as castrações dos animais e depois a associação os encaminha para adoção.
Zenilda explica que a parceria iniciou em 2016, quando a gestão municipal estava sob a direção do deputado Paulo Duarte. Na época, explica Zenilda, “o GAPA realizou a compra de toda a aparelhagem para castrar cães e gatos e a prefeitura cedeu o espaço e também os recursos humanos necessários, como médicos veterinários e técnicos em saúde animal. No momento, as castrações não estão sendo realizadas por falta de anestésicos, mas agora com a liberação dessa emenda, os R$ 50 mil serão integralmente investidos na compra desse insumo e a castração retornará em 2025 com força total em Corumbá”.
Presidente do GAAV, em Ladário, Auxiliadora Luzia da Silva tem mais de 100 animais resgatados das ruas. O trabalho diário é árduo e o custo, muito alto. A ong resgata apenas animais em situação de abandono ou de maus tratos e na maioria das vezes a assistência precisa ser a mais completa possível, com atendimento veterinário, compra de medicamentos e cuidados intensivos para salvar cada vida.
No momento em que a equipe de reportagem entrou em contato com a ong, Auxiliadora estava muito emocionada por ter recebido os recursos. “Esse dinheiro é muito importante para nós. Vamos poder melhorar o espaço onde os animais resgatados ficam, vamos comprar uma geladeira para guardar alimentos e medicamentos que são utilizados com os animais, um ar condicionado, uma máquina de pressão para facilitar a limpeza do local. Vamos evoluir no acolhimento que damos aqui. Tratamos nossos resgates com muito carinho e qualquer esforço para melhorarmos a vida deles é de suma importância”, avalia a presidente do GAAV.
Para o deputado Paulo Duarte, ajudar essas instituições é contribuir para melhorar a saúde pública na região pantaneira. “O índice de abandono de animais em Corumbá e Ladário é muito alto. Ajudar as ongs que fazem o resgate e dão todo o cuidado necessário até a adoção responsável é contribuir para a saúde pública das duas cidades. Temos de levar em consideração que a região pantaneira é endêmica para leishmaniose e ainda é preciso fazer o controle da raiva, transmitida por certas espécies de morcegos, que estão presentes no Pantanal. Então o cuidado com os animais que são abandonados ou sofrem maus tratos precisa ser feito com muita atenção”, comenta o parlamentar.