Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Símbolo do TEA poderá ser aplicado em uniformes de alunos com essa condição

Imagem: Deputado Neno Razuk, autor da proposta, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Deputado Neno Razuk, autor da proposta, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
19/03/2025 - 14:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados em escolas públicas de Mato Grosso do Sul, poderão ter em seus uniformes o símbolo mundial dessa condição. É o que estabelece o Projeto de Lei 61/2025, do deputado Neno Razuk (PL), apresentado pelo parlamentar na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALEMS) nesta quarta-feira (19).

O símbolo mundial do TEA é representado por uma fita formada por peças de quebra-cabeça coloridas. Pela proposta, a inserção desse símbolo será realizada mediante solicitação ou autorização expressa dos pais ou responsáveis legais do aluno ou do próprio estudante, quando maior de idade.

“Este projeto tem como objetivo principal promover a inclusão, o acolhimento e a segurança dos estudantes autistas no ambiente escolar e em atividades realizadas fora da escola”, afirma o deputado Neno Razuk na justificativa da proposta. Ainda de acordo com o parlamentar, a medida facilitará a identificação desses estudantes e poderá sensibilizar a comunidade escolar quanto às suas necessidades específicas.

Passado o período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto de lei seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se for considerado constitucional, continuará tramitando com análises e votações das comissões de mérito e em sessões plenárias.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.