Semy participa de ato público contra reajuste da energia

14/03/2003 - 20:15 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

Aproveitando o Dia Internacional do Consumidor, parlamentares e entidades promovem, neste sábado, 15 de março, às 9h, um ato público contra o reajuste de tarifas da Energia Elétrica de 42,64%, proposto pela Enersul à Aneel. O evento acontecerá em frente ao Bar do Zé (esquina da Barão do Rio Branco com 14 de Julho), e contará com a presença do deputado estadual Semy Ferraz (PT), da ABCCON (Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor), da Associação Comercial de Campo Grande, entre outras instituições, deputados e vereadores.

A iniciativa é resultado de uma reunião entre a bancada do PT na Assembléia Legislativa e entidades de defesa do consumidor, no último dia 6. Na ocasião, foi proposta também a criação de três frentes de atuação, uma político/parlamentar, uma jurídica e outra técnica, para buscar todos os caminhos possíveis de evitar o reajuste. O grande objetivo da mobilização é somar forças para a realização de novas audiências e possibilitar a discussão do assunto pelos consumidores, e não apenas o desfile de justificativas técnicas da empresa concessionária.

“Precisamos realizar uma nova audiência, através da Assembléia Legislativa, e com participação da Aneel, para discutir inclusive medidas judiciais que evitem o aumento, que certamente vai quebrar a economia do Estado”, afirma Semy. Para ele, a revisão tarifária deve ser adiada para maior divulgação dos custos incorridos e melhor avaliação, pela população, do índice sugerido e dos planos de investimento acordados. “Queremos, também, um modelo democrático de gestão das Agências Reguladoras, a participação dos trabalhadores e maior transparência na prestação dos serviços públicos”, completa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.