Fórum questiona os custos operacionais da Enersul

25/03/2003 - 14:56 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

Na reunião de trabalho do Fórum Contra o Reajuste da Energia Elétrica, que aconteceu neste 24 de março, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, os parlamentares e representantes de entidades enumeraram uma série de questionamentos para serem levados aos técnicos da Aneel. Eles devem vir a Campo Grande no dia 1º de abril, para esclarecer as dúvidas dos membros do Fórum.

O deputado estadual Semy Ferraz (PT) ressaltou que uma das principais questões diz respeito aos custos operacionais da Enersul, que não foram especificados na planilha apresentada pela empresa. O Fórum discutiu, em seguida, a mobilização para o ato público do dia 29, às 10h, que pretende levar centenas de pessoas para o centro de Campo Grande, com lamparinas nas mãos.

O procurador do Ministério Público Federal, Alexandre Gavronski, também confirmou que pode ajuizar uma ação civil pública para impedir o aumento de 42,62% na tarifa, mas alertou que para isso é necessário o detalhamento por parte da Enersul de como são feitos os cálculos que resultam no índice de reajuste. Na possível ação, ele pode pedir ainda uma revisão do contrato de concessão.

A grande dúvida é se consta no contrato uma cláusula que realmente obriga a empresa a comprar energia em dólar, como vem ocorrendo. A preocupação apontada pelo vereador Alex do PT diz respeito aos investimentos e indústrias que o Estado espera, e que poderão ser perdidos antes mesmo de chegarem.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.