Vander e Semy fazem seminário sobre pavimentação

23/05/2003 - 20:08 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

<P>Asfalto para todos, com novas tecnologias, unindo baixos custos à conscientização ecológica. Este é o tema do Seminário Pavimentação Econômica Alternativa, que o deputado federal Vander Loubet e o deputado estadual Semy Ferraz (ambos do PT) realizam no dia 26 de maio, na sala Pedro de Medeiros do Palácio Popular da Cultura. O evento é direcionado aos prefeitos e vereadores de todo o Estado, secretários municipais de obras, empreiteiros, engenheiros e comunidade acadêmica de Engenharia Civil. </P><P>Técnicos do Ministério dos Transportes e da BR Distribuidora vão apresentar e discutir as novas tecnologias experimentadas em todo o mundo, que ofereceram resultados positivos para tornar o asfalto mais barato e acessível para a população. Os palestrantes são o gerente nacional de Asfalto da BR Distribuidora, engenheiro Jorge Paula Moro, o coordenador de Pesquisas Rodoviárias do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), engenheiro Chequer Jabour, e a assessora da Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes, engenheira Auxiliadora do Rego Borges. </P><P>Semy ressalta que os municípios enfrentam grandes dificuldades financeiras, assim nos âmbitos federal e estadual, e não conseguem atender a demanda por asfalto. Por isso a necessidade, segundo ele, de difundir tecnologia para possibilitar que a população tenha cada vez mais acesso ao benefício. “Atualmente, o asfalto dá dignidade aos cidadãos, pois existe uma divisão nas cidades entre as pessoas que moram no asfalto e as que moram na terra. Propiciar uma rua limpa aos moradores, sem barro e poeira, é uma questão de cidadania”, destaca. </P><P>Na pauta do seminário, que será ocupado por palestras das 9h ao meio-dia, e por mesas redondas das 14h às 17h, estão tecnologias como o Micro-revestimento Asfáltico a Frio e o Asfalto Borracha. O primeiro é uma técnica de pavimentação asfáltica através da manutenção preventiva para o rejuvenescimento da superfície de rolamento e proteção do pavimento. O segundo é a mistura do pó de borracha (pneus reciclados) ao asfalto, tornando-o mais elástico e ecologicamente correto.</P>
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.