AL presta homenagens a nove personalidades que contribuíram para o Estado

20/04/2004 - 14:45 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

<p>A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul vai homenagear nesta terça-feira, a partir das 20 horas, nove personalidades que contribuem ou contribuíram com o desenvolvimento do Estado em áreas como esporte, educação, justiça, comunicação, entre outras. Serão quatro títulos de cidadania sul-mato-grossense e cinco comendas de mérito legislativo.
<P>
A partir da iniciativa do deputado estadual Onevan Matos (PDT), o médico sergipano Enock José de Souza vai receber título de cidadania pela atividade na área de cardiologia no Mato Grosso do Sul. O mesmo deputado, em parceria do parlamentar Raul Freixes (PTB), vai conceder a mesma homenagem a Ruy Celso Barbosa Florence, advogado nascido no interior de São Paulo, que se destaca na atuação como diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul. Na Magistratura do Estado desde 1986, Florence trabalhou nas comarcas de Bonito, Paranaíba, Aquidauana e, atualmente, em Campo Grande.
<P>
Completa a lista de novos cidadãos sul-mato-grossenses a juíza auditora do Estado, Marilza Lúcia Fortes, integra o quadro de agraciados com o título de cidadania por iniciativa da deputada Simone Tebet (PMDB). Fortes foi a primeira coordenadora do curso de Direito da Faculdade de Direito de Campo Grande (atual Universidade Católica Dom Bosco), sendo também a primeira chefe de Departamento Jurídico da Delegacia de Segurança Pública.
<P>
Já a medalha de Mérito Legislativo será entregue a atleta Ana Carolina Muniz que disputa provas de natação no Brasil e no mundo representando o Mato Grosso do Sul. Também receberá a Comenda o engenheiro agrônomo Edson Rodrigues Santos. Mestre em Produção e Gestão Industrial, Edson Rodrigues elaborou planos de desenvolvimento para várias regiões do Estado e foi o idealizador dos projetos no setor de bovinocultura e pecuária. Outro homenageado será o reitor na UFMS, Manoel Catarino Paes Peró. Todas estas indicações são do deputado estadual Waldir Neves (PSDB).
<P>
A partir da proposição do deputado estadual Akira Otsubo (PTB), a Assembléia também presta homenagem ao primeiro indígena do Estado a fazer curso para obtenção do título de doutor, o terena Rogério Ferreira da Silva.
<P>
A Assembléia Legislativa concede Comenda também para um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento das telecomunicações da Capital, Humberto Neder. A homenagem foi indicada pelo deputado Roberto Orro (PDT). Neder é campo-grandense e foi Cabo do Exército por três anos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), nos campos de combate da Itália. Após o retorno ao Brasil concluiu a faculdade de Direito, mas a partir de 1953 iniciou seus trabalhos na área de comunicação, com a implantação da Companhia Telefônica de Campo Grande. Dez anos depois, Humberto Neder inaugura o primeiro serviço interurbano de Mato Grosso do Sul.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.