Teruel participa de Seminário sobre Estatuto do Idoso

04/05/2004 - 15:51 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

O deputado estadual Pedro Teruel – PT, presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, participou na manhã de hoje (04/05) do Seminário para Popularização do Estatuto do Idoso. O evento, promovido pelo mandato do deputado federal Antonio Carlos Biffi - PT/MS teve a participação também do parlamentar federal, de secretários de Estado e representantes de sindicatos, universidades e entidades de diversos municípios.

<P>O Estatuto do Idoso, Lei nº10.741, é considerado pelo deputado Pedro Teruel uma vitória pois assegura, a todos os idosos, do país os direitos para uma vida melhor garantindo também o acesso á educação, alimentação, saúde e todos os direitos para o bem-estar de cerca de 15 milhões de habitantes do Brasil, que estão na faixa etária superior aos 65 anos.

<P>Teruel, membro da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, destacou que as discussões para implantação do Estatuto não serão feitas somente pelos idosos. “É uma obrigação de toda a sociedade discutir sobre a aplicação da lei, além de fiscalizar a execução e o cumprimento da lei para que as pessoas exerçam cidadania”, disse Teruel.

<P>O deputado também disse que cerca de 80% das leis feitas no Brasil não funcionam na prática. “Nós vamos trabalhar para que essa lei não caia no esquecimento e para daqui 10 anos não seja necessário criar um novo estatuto. Para isso nossas discussões já estão presentes em 31 cidades onde a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa já reúne pessoas determinadas em assistir à execução do Estatuto”, afirmou Teruel. Para finalizar discurso o deputado explicou que o idoso tem a experiência para passar para os mais novos e orientar a família. “A sociedade que não valoriza a história não tem futuro. E a história está mais forte nas pessoas idosas”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.