Teruel destaca patriotismo do brasileiro e condena terrorismo internacional

08/09/2004 - 15:41 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

O deputado estadual Pedro Teruel - PT, presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, fez uso da tribuna durante a sessão dessa quarta-feira para destacar o patriotismo da população brasileira fazendo referência ao dia 07 de setembro, data da independência do Brasil.

<p>"O desfile cívico realizado nesta terça-feira foi emocionante pela grande platéia que compareceu à avenida 14 de julho. Apesar do forte calor, não havia local para mais pessoas. Isso prova que somos uma nação preocupada com os nossos valores", destacou o parlamentar.

<p>Teruel ressaltou que o civismo e o patriotismo do brasileiro é diferente de muitos países. "O Brasil é um país que exalta seus valores, mas é um país pacífico. A idolatria do brasileiro é diferente de muitos povos que todos os dias são manchetes de jornais devido a atentados, interesses políticos e opressão. Não estamos mais numa época em que os alvos de uma guerra são militares. Hoje a guerra utiliza-se de civis para chamar a atenção e ameaçar a paz, causando um terror para a população", explicou o deputado estadual citando os fatos ocorridos recentemente com uma escola na Rússia, onde morreram cerca de 500 pessoas, o metrô no mesmo país, onde na semana passada uma bomba foi detonada e até mesmo o atentado contra as torres gêmeas em Nova York, em 2001.

<p>O presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos destacou que não concorda com que a religião justifica ataques violentos. "O princípio que move a fé humana é o amor. E este sentimento em nada se assemelha às barbaridades cometidas contra os seres humanos. Mortes e destruição não são valores ligados ao amor pelo próximo e a solidariedade. A única justificativa para essas atrocidades é a força que a pequena minoria dominante da população tem para provocar o mal contra a humanidade, considerando apenas o próprio interesse. Enquanto isso, do outro lado, grande parte da população fica indefesa, à mercê dos ataques terroristas e outros males provocados por interesses econômicos", disse Teruel.

<p>O parlamentar aponta que esse tipo de violência também acontece no Brasil. "Historicamente nós temos chacinas acontecendo no país, como em Eldorado do Carajás, no Carandirú e na Candelária. Em São Paulo, nos últimos dias, estão ocorrendo mortes de mendigos que dormem nas ruas da maior cidade do país", cita. O deputado Pedro Teruel explica que somente a melhor distribuição de renda será capaz de contornar a situação. "Infelizmente o valor humano está sendo calculado de acordo com a classe social. Temos que trabalhar para que a sociedade crie a consciência de que toda vida tem o mesmo valor. É nesse sentido que a Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos atua, pois sabemos que é difícil sonhar com a Paz mundial se combatemos a guerra com mais violência. Temos que despertar o espírito de união para a melhoria da sociedade, sempre valorizando a vida", proferiu Teruel.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.