Teruel defende direitos de jovens e crianças

21/10/2004 - 19:40 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   


O deputado estadual Pedro Teruel, presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos, representou a Assembléia Legislativa na abertura do "II Seminário Estadual da Juventude", realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (SETASS) e pelo Instituto Brasileiro de Inovações pró Sociedade Saudável do Centro-Oeste (IBISS).

<P>Para o deputado, "é fundamental entender o jovem e conhecer suas necessidades e expectativas, por ser um dos maiores e melhores investimentos que a sociedade pode fazer". Teruel destacou, ainda, a sensibilidade do governo do estado em desenvolver políticas públicas para o segmento, tendo criado, por exemplo, a Secretaria da Juventude: "O Mato Grosso do Sul deu um passo a frente nessa questão, o que certamente reverterá em favor de toda a geração na qual depositamos nossas esperanças".

<P>Em contra-partida, Teruel, que também é o coordenador da Frente Parlamentar Sul-Mato-Grossense de Defesa da Criança e do Adolescente, manifestou preocupação em relação à extinção dos Grupos Especiais de Combate ao Trabalho Infantil e de Proteção ao Adolescente, a partir de portaria do Ministério do Trabalho e do Emprego. Segundo o parlamentar, "o combate ao trabalho infantil deve ser intensificado, o que talvez deixe de ocorrer caso não seja mais tratado como um caso específico".

<P>Teruel afirmou que "o Brasil é um país que ainda visto com reservas em relação ao tratamento que dá a suas crianças e adolescentes. Continuamos tendo razões para nos envergonhar dessa situação". O deputado lembrou também que "é equivocado o argumento de quer criança tem que trabalhar para não ficar na rua. Lugar de crianças é na escola, praticando esportes, lazer e crescendo sadiamente. Roubar-lhes esse direito é um crime".


Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.