Teruel questiona CPI e elogia atendimento a indígena em Dourados

16/02/2005 - 17:01 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

O deputado estadual Pedro Teruel, líder do Partido dos Trabalhadores, questionou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a situação das crianças indígenas em Dourados, após denúncias de casos de desnutrição atendidos pelo Centro de Recuperação Nutricional (Centrinho).

<P>Teruel lembra que se trata de um problema que atinge as mais diversas regiões do país, não justificando a realização de uma CPI local. "O debate sobre a questão indígena deve ser ampliado. Temos que discutir, por exemplo, a demarcação das terras. A população indígena da região de Dourados é de 11 mil habitantes e sofre por estar confinada em apenas 3,5 mil hectares", afirmou o deputado.

<P>"A maior parte do número de crianças atendidas no Centrinho é de outras regiões. Dos 33 atendimentos efetuados na época das denúncias apenas um caso era de habitante de Dourados", explicou Teruel. O parlamentar citou a criança indígena moradora de aldeia no município de Amambai que foi destaque na imprensa e procurou o Centrinho devido ao atendimento de referência.

<P>Para o deputado é ideal que não exista casos de desnutrição, "Mas a eficácia dos programas sociais governo do PT fica comprovada quando se lembra que entre 11 mil indígenas do município de Dourados houve apenas um caso de desnutrição registrado".

<P>Teruel atribuiu às medidas tomadas pelo prefeito Laerte Tetila a diminuição dos índices de mortalidade infantil nas aldeias. "Antes da administração de Tetila havia 140 mortes para cada mil nascimentos. Hoje são 60 mortes para o mesmo número de nascidos. São números que demonstram a eficácia no atendimento", comparou o parlamentar.
<P>
O deputado ainda elogiou o trabalho da Missão Evangélica Caiuás, responsável pelo Centrinho: "Não podemos condenar a prefeitura e a entidade por dar ajuda a quem precisa e ter amor ao próximo. Quem procura auxílio no Centrinho não deve ser explorado pela imprensa como a marca de um programa mal executado. Ao contrário, é a prova de que é realizado atendimento médico". E concluiu: "A bancada do PT relutou, mas assinou a CPI para ratificar a eficácia do programa de atendimento ao indígena".
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.