Presidente da MSGás fala sobre energia e meio ambiente

30/03/2005 - 19:41 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

O presidente da Companhia de Distribuição de Gás Natural do Estado de Mato Grosso do Sul - MSGás, Maurício Arruda, fez palestra nesta tarde, na Assembléia Legislativa, durante o II Seminário das Águas de Mato Grosso do Sul. Arruda falou sobre a empresa e os projetos no Mato Grosso do Sul, especialmente o gasoduto Brasil-Bolívia.

<P>Arruda destacou que a MS Gás, empresa de economia mista, realiza as atividades acompanhadas de técnicos da área ambiental para evitar prejuízos ao meio ambiente, uma das principais preocupações sobre o projeto antes da implantação. “O objetivo é cumprir a missão de fornecer gás natural, mas sem gerar danos ao meio ambiente. Integrando desenvolvimento e preservação”, declarou o presidente da MSGás.
<P>
Arruda afirmou que foram investidos cerca de dois bilhões de dólares para trazer o gás da Bolívia para o Mato Grosso do Sul e instalação de ramais fornecendo gás natural aos estados vizinhos.

<P><B>Energia:</B> O gás natural é um combustível fóssil encontrado no subsolo, podendo estar associado ou não ao petróleo, composto por gases inorgânicos e hidrocarbonetos saturados, predominando o metano e, em menores quantidades o propano e o butano, entre outros.

<P>O risco para explosão é considerado baixo se comparado a outros elementos: o gás natural entra em combustão quando submetido a 620ºC, enquanto a gasolina explode a 300ºC e o álcool a 200ºC.

<P>Outro ponto positivo para o meio ambiente apresentado durante o seminário é o fato do gás natural não ser considerado um combustível poluente, pois a combustão dispensa tratamento para ser lançado na atmosfera.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.