Brasil Telecom vai devolver R$ 400 mil cobrados indevidamente de 53 mil clientes

08/04/2005 - 12:48 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

<P align=justify><FONT face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size=2>Graças à denúncia apresentada na Assembléia Legislativa pelo líder do PT e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Pedro Teruel, a Brasil Telecom vai devolver R$ 400 mil para os consumidores lesados com a cobrança indevida de pacotes de serviços inteligentes. O caso começou na tribuna e ganhou as manchetes dos jornais. Quinta-feira, a Câmara Municipal realizou audiência pública e o diretor da empresa anunciou que 53 mil clientes foram lesados. </FONT></P><P align=justify><FONT face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size=2>O deputado estadual Pedro Teruel, líder do Partido dos Trabalhadores, está orientando os assinantes da empresa de telefonia Brasil Telecom que verifiquem as últimas contas para saber se foram vítimas de cobrança de serviços não solicitados. Como medida, a operadora se comprometeu em ressarcir os clientes lesados nos últimos meses creditando na próxima conta telefônica o valor correspondente aos serviços não autorizados: Siga-me, Teleconferência, Chamada em Espera e Identificador de Chamada.</FONT></P><P align=justify><FONT face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size=2>A devolução do valor é uma forma de fazer justiça aos consumidores que muitas vezes não sabem que taxas de serviços são cobradas sem que ele tenha autorizado", destaca Teruel ressaltando que o valor em algumas contas pode totalizar R$ 11,50. Cerca de 53 mil usuários foram lesados em todo Mato Grosso do Sul, sendo mais de 27 mil na Capital.</FONT></P><P align=justify><FONT face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size=2>Temos que ficar atentos e fiscalizar se as empresas cobram por aquilo que realmente utilizamos. E a melhor maneira para não nos tornarmos vítimas de cobranças abusivas é analisando todas as contas que pagamos", conclui Teruel.</FONT></P><P align=justify><FONT face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size=2>Durante a audiência, a superintendente do Procon, Gisele Marques, determinou que a devolução ocorresse em dobro, como determina o Código de Defesa do Consumidor. Mas a Brasil Telecom fará a devolução com base na determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que é corrigir o valor em 2%.</FONT><BR></P>
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