Vanzeiros substituirão a frota de transporte alternativo

11/01/2006 - 12:00 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

<p><font face="Verdana" size="2">Após o serviço alternativo de transporte de passageiros ser regularizado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), os proprietários querem substituir as 48 vans por micro-ônibus. O objetivo é padronizar a frota atual – nas cores branca e com a estampa da bandeira do Estado – e torna-la mais nova.</font></p><p><font face="Verdana" size="2">Após três anos de luta, as vans só saíram da clandestinidade após intervenção da Assembléia Legislativa. Liderados pelos deputado estadual Ary Rigo (PDT), os parlamentares exigiram do Governo estadual a regularização do serviço, prometida em troca da retirada de projeto de lei regulamentando a atividade do transporte alternativo intermunicipal de passageiros.</font></p><p><font face="Verdana" size="2">“Se não fosse o apoio da Assembléia, nós não teríamos saído da clandestinidade”, afirma Magna Ajala, presidente do Sindicato do Transporte Alternativo de Passageiros (Sintrapte-MS). A Agepan regularizou a atividade de 48 vans através da Portaria 047/05. Os veículos fazem o transporte do interior para a Capital e entre as cidades do interior e atuam através da Cooperativa do Transporte Alternativo de Passageiros (Coopertrapte). No mês passado, as vans passaram a ter acesso aos terminais rodoviários do Estado. Na Capital, a Coopertrapte dispõe até de guichê no Terminal Rodoviário.</font></p><p><font face="Verdana" size="2">DESAFIOS – Regularizados, os vanzeiros querem renovar toda a frota, com idade média de seis anos. O limite máximo permitido na portaria é de sete anos. O sindicato e a cooperativa estão em busca de recursos junto às instituições bancárias privadas e públicas para obter os financiamentos. </font></p><p><font face="Verdana" size="2">Além de atender a determinação, de ter frota nova, conforme Magna Ajala, a entidade irá padronizar todos os veículos. A Agepan determinou que os carros sejam brancos e com parte pintada nas cores da bandeira de MS. O prazo para padronizar termina em fevereiro. A expectativa é de que os novos veículos comecem a trafegar a partir deste mês.</font></p><p><font face="Verdana" size="2">Com a troca, o número de vagas ofertadas aumentará. Em média, as vans oferecem de 10 a 12 lugares. Como a portaria permite até 20 lugares (incluindo o motorista), a Coopertrapte está querendo substituir as vans por micro-ônibus, segundo o diretor de finanças da entidade, Celso Abrão dos Reis.</font></p><p><font face="Verdana" size="2">DEPUTADOS – Para Magna, a Assembléia apoiou a reivindicação do setor porque ouviu os moradores do  interior do Estado. Algumas cidades possuem necessidade do transporte intermunicipal de passageiros. Além de Rigo, a regularização das vans teve o apoio dos líderes do Governo na Casa, do PT, Pedro Kemp, do PDT, Onevan de Matos, do PTB, Maurício Picarelli, e do PL, Antônio Carlos Arroyo, entre outros.<br/>Com a regularização, houve a criação de 48 empregos diretos e outros 100 indiretos, conforme estimativa do sindicato do setor. <br/></font></p>
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