Luizinho acompanha reinício da obra na ponte rodoferroviária

24/01/2006 - 14:51 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

<p align="justify">As obras na ponte rodoferroviária entre os municípios de Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul, e Rubinéia, no Estado de São Paulo, foram retomadas, desde o último dia 12. Depois da liberação, pelo Governo federal, de R$ 2,7 milhões, em dezembro do ano passado – dos R$ 23 milhões esperados pelo Ministério dos Transportes para conclusão da obra e manutenção da ponte –, já pode ser dada a largada na recuperação de emergência, conforme informou o deputado estadual Luizinho Tenório (PL). Luizinho, que esteve no local para acompanhar os trabalhos, nessa semana, foi um dos principais responsáveis pela liberação dos recursos, tendo como bandeira em seu mandato a recuperação da ponte rodoferroviária. </p><p align="justify">A obra, iniciada há quase duas semanas, tem término previsto para junho deste ano, é executada sob a responsabilidade do 10º Batalhão de Construção e Engenharia do Exército Brasileiro, sediado em Lages (Santa Catarina). Um pequeno destacamento, composto de 40 integrantes com dois oficiais e 38 praças, amparados por equipamentos de última geração, empenha-se na solução de problemas emergenciais, tais como: recapeamento das pistas de rodagem, manutenção das juntas de neoprene e metálicas, pintura das barreiras de concreto e dos balaústres metálicos, troca e contraventamento de dormentes, eliminação de cupins das proteções de madeira do canal de navegação fluvial e iluminação emergencial. </p><p align="justify">Atualmente a ponte está com uma das pistas interditadas para as providências necessárias. Durante a visita à obra, o deputado Luizinho foi informado dos trabalhos na ponte pelo capitão Figueiredo e tenente Halisson, engenheiros responsáveis pelos serviços. A ponte foi iniciada pela Ferronorte e concluída pelo Governo do Estado de São Paulo com recursos da União. No entanto, o convênio entre a União e o Governo de São Paulo terminou em dezembro de 1999. A obra, que custou cerca de R$ 586,3 milhões, ficou, desde então, sem manutenção e acabou não concluída. </p><p align="justify">O abandono da ponte rodoferroviária deu margem para a ação de vândalos. A fiação da rede de iluminação instalada para a inauguração da ponte, entregue em 1998, foi roubada, além do fato de as hastes dos postes estarem caindo e as ferragens já se desprenderem. Conforme o deputado Luizinho, que solicitou a manutenção da obra ao Ministério dos Transportes, "esse recurso inicial é apenas o pontapé inicial para a retomada da ponte que é a maior do gênero no mundo". O parlamentar ainda pretende lutar pela liberação dos cerca de R$ 20 milhões, pelo Ministério dos Transportes, que ainda serão necessários parta a total conclusão e reforma da ponte.</p>
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